terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Município amplia parceria com o Programa Via Escola

 



O secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, José Sebastião de Melo, se reuniu nesta terça-feira (29/01) com representantes do Programa Via Escola – Um pacto pela educação. O encontro teve o objetivo de ampliar a parceria, apresentar o programa para a nova gestão e discutir a melhor forma de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no município que gerou bons resultados. A reunião aconteceu na sede da própria secretaria, situada no Centro.

De acordo com a coordenadora pedagógica regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), que ministra a capacitação, Giovana Zen, a situação do Cabo de Santo Agostinho é bastante favorável. “O trabalho de formação já é desenvolvido dentro do município e com o Via Escola essa situação pode ficar ainda melhor. O nosso objetivo é fortalecer essa política interna de formação de professores fazendo com que isso seja assumido progressivamente proporcionando uma autonomia por parte do município”, declarou.

O programa estava sendo praticado em seis escolas da rede municipal, contribuindo com formações continuadas de professores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas. A novidade é que a partir de fevereiro, além da continuidade com as formações, mais uma escola será incluída, a Joaquim Nabuco, situada no Engenho Massangana.

Para o secretário José Sebastião, a prefeitura irá acompanhar de perto as ações do programa visando a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos próximos anos. “O prefeito Vado da Farmácia tem como prioridade do seu governo a qualidade da Educação oferecida no município e a parceria com a iniciativa privada é um dos meios de garantir isso”, ressaltou.

VIA ESCOLA – É uma iniciativa da Concessionária Rota dos Coqueiros, formada pelos grupos Cornélio Brennand e Odebrecht e tem a finalidade de reduzir o analfabetismo funcional, tendo como meta a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o foco na leitura e escrita dos alunos das escolas trabalhadas. O Via Escola segue o modelo aplicado pelo Icep há mais de 10 anos na formação de educadores em 22 municípios da Chapada Diamantina, no interior da Bahia. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário