quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitura visita comunidade quilombola para levantar demandas





Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram na tarde dessa terça-feira (22/01) com lideranças da Comunidade Quilombola Onze Negras, situada no Engenho Trapiche. O encontro teve o objetivo de levantar junto à população local as principais demandas da área a fim de contribuir com melhorias para a região. A reunião aconteceu na sede da associação de moradores da localidade.

Uma das líderes da comunidade Onze Negras e integrante da Comissão Estadual das comunidades quilombolas de Pernambuco, Maria José de Fátima, levantou várias questões, como saneamento básico, iluminação e educação, mas apontou saúde e transporte público como prioridades para a comunidade no momento. “Estamos tendo dificuldades para ter acesso aos serviços de saúde, já que ficamos situados em uma área que é mais distante dos atendimentos médicos e hospitalares e por isso a necessidade de termos transporte. Uma coisa está diretamente ligada à outra”, reivindicou.

O superintendente de Articulação Política, Wellington Mendes, destacou que este momento serviu para que a população fosse ouvida e que a superintendência vai servir para defender o pleito dos moradores da comunidade funcionando como uma ouvidoria. “O lema do prefeito Vado da Farmácia é construir com o povo e é o que viemos fazer hoje aqui. Estamos tomando nota de tudo para que a gestão e cada pasta tenha conhecimento das necessidades da população”, ressaltou.

Já o secretário Executivo da Juventude e Esportes, César Paiva, aproveitou o momento para engajar os jovens da comunidade no projeto Casa das Juventudes, que está para ser implantado em breve na área. “Essa comunidade é bastante atuante e participativa vamos precisar que os pais, responsáveis e adultos envolvam e estimulem os jovens para que eles façam uso deste espaço que vai contribuir para inserção deles no mercado de trabalho”, salientou. “É um ganho muito grande para a nossa comunidade poder expor as nossas principais necessidades para as pessoas que podem nos ajudar a resolvê-las. Tenho certeza de que vamos conseguir solucionar grande parte do que colocamos aqui hoje”, declarou a estudante Valdirene Maria dos Santos, 33.

De acordo com o secretário de Governo, Luiz Pereira, a iniciativa de colocar em prática a participação popular é uma orientação do prefeito Vado da Farmácia e será realizada em todas as comunidades do município. “Vamos conversar com as lideranças que representam o povo de cada localidade para firmar parcerias que possibilitem melhorar a vida das pessoas do Cabo de Santo Agostinho”, informou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário