quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sistema de Processo Judicial Eletrônico é implantado no município









A vice-prefeita do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes, acompanhada de vários secretários, participou nesta quarta-feira (30/01) da solenidade de implantação do Sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJE. O evento aconteceu no prédio onde está instalada a Justiça do Trabalho, situado no Centro do município, e contou com a presença de desembargadores, juízes, advogados e servidores, além de autoridades municipais. O PJE é um sistema único, integrando todos os órgãos da Justiça do Trabalho, desenvolvido em linguagem de programação Java, sendo de fácil acesso a todos. Órgãos da justiça, advogados e promotores poderão acessar e acompanhar os processos 24 horas por dia.

"Estamos hoje vivenciando essa implantação inovadora que é o Sistema de Processo Judicial Eletrônico. Isso contribui para a transparência de todos os processos em andamento, sem contar que quem ganha é o meio ambiente, pois a partir de agora os processos passarão a ser vistos e manuseados através da internet”, destacou a vice-prefeita Edna Gomes. “O Estado de Pernambuco é um dos pioneiros da implantação, e o município do Cabo não poderia ficar de fora”, complementou.

Na abertura da solenidade, o presidente do tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o desembargador André Genn de Assunção Barros, anunciou que a implantação da plataforma eletrônica tem previsão de chegar a 84% das unidades em 2013 e a 100%, em 2014. Para o presidente, esse é um grande avanço tecnológico e que será utilizado em benefício da população. “O PJE, além de moderno, ágil e acessível, até 2014 representará uma completa modificação na sistemática das tarefas burocráticas, pois agiliza os procedimentos judiciais e ainda ajuda o meio ambiente na economia de papéis”, ressaltou.

Para a juíza da 2ª Vara do Trabalho do Cabo e diretora do Fórum, Carmem Varejão Richillin, com o novo sistema trará agilidade. “Facilitará para os servidores, desde o início até o final do processo, pois teremos uma maior rapidez no trabalho para que os problemas sejam solucionados de forma clara”, comentou. Na ocasião, a corregedora Regional, a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo e o juiz do Trabalho da 1ª vara do Cabo, Bartolomeu Alves Bezerra, descerraram a placa de implantação do PJE.

PJE - O Sistema Processo Judicial Eletrônico é um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros. O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema. O sistema começou a ser implantado em dezembro de 2011 e, desde então, vem sofrendo várias atualizações. É mais do que um novo Processo Eletrônico. É, sim uma nova ferramenta para uso da sociedade.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário