quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Obras de pavimentação são intensificadas em Ponte dos Carvalhos


obraspontecarv1As obras de pavimentação em diversas ruas do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de santo Agostinho, estão seguindo em ritmo acelerado. Na manhã desta quinta-feira (31/10), o prefeito Vado da Farmácia vistoriou e acompanhou os trabalhos de colocação de asfalto. Até esta sexta-feira (1º/11), as ruas Santa Margarida e a 20, que dão acesso ao cemitério Santo Estevão estarão liberadas. Além delas, as ruas 17, 26, 23 e Rua do Cemitério também serão requalificadas. Ao todo, serão 2 mil metros lineares de ruas repavimentadas.
As vias estão sendo beneficiadas com os serviços de recapeamento, instalação de canaletas e implantação do sistema pluvial. O objetivo é facilitar a locomoção dos visitantes que irão ao cemitério local no Dia de Finados (02/11) e beneficiar a população em geral da localidade. “Estamos aqui hoje para dar andamento e acelerar os serviços que vão favorecer não só a comunidade de Ponte dos Carvalhos, mas a outras pessoas que transitam por essas ruas”, destacou o prefeito Vado. “Esse foi um compromisso meu com os munícipes do Cabo que poderão ter um melhor acesso ao cemitério, principalmente no dia de Finados, ressaltando que esses serviços não param por aqui, outras ruas serão beneficiadas com as obras”, finalizou.
obraspontecarv4
De acordo com o gerente da Regional 3, Everaldo Monteiro, este é um trabalho contínuo onde outras ruas já foram beneficiadas, entre elas, a Rua São João, a 2ª travessa do Cruzeiro e a Oscar Francisco de Lima, no Alto do Pires. “Esses serviços já se iniciaram há um mês contemplando diversas ruas, e irão continuar em diversas outras ruas atendendo a população”, comentou.
Para a dona de casa, Jailda Silva, 35, moradora da localidade há 15, será uma maravilha quando tudo estiver pavimentado. “Sempre sofri para andar por essas ruas esburacadas, mas agora vai ficar melhor”, pontuou.
obraspontecarv3







Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeitura divulga resultado de seleção simplificada do Bolsa Família



A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, através da Comissão Técnica de Avaliação de Projetos, divulgou, nesta quarta-feira (30/10), o resultado da seleção simplificada para a contratação temporária de 55 profissionais que irão atuar nas áreas de recadastramento do Bolsa Família. Foram ofertadas 15 vagas para digitador e 40 para entrevistador, ambos de nível médio. Três destas vagas foram destinadas a pessoas com deficiência. Ainda foram classificadas para o cadastro de reserva 151 pessoas.
Confira o resultado clicando aqui Resultado Selecao Simplificada Bolsa Familia
Texto: Loyane Farias  – Secom/Cabo

Mais 21 placas indicativas sobre presença de tubarões serão instaladas na orla


placaspaiva2As praias do Paiva, Itapuama e Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, receberão até no final deste ano 21 novas placas, sendo 10 educativas e 11 de advertência sobre a presença de tubarões. É que na manhã desta quarta-feira (30/10), representantes da prefeitura, juntamente com a Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), assinaram um convênio que firma a parceria da instalação das novas placas na orla do município. Além disso, o termo ainda contempla a concessão de um quadriciclo motorizado, que será utilizado pela Coordenação de Salvamento Aquático da prefeitura na realização de fiscalização.
placaspaiva1A área da praia do Paiva já possui 10 placas (uma educativa e nove de advertência), que serão recuperadas em breve. As novas placas que serão distribuídas num total de 23 km de orla, vão desde o Paiva até Enseada dos Corais. De acordo com o secretário de Defesa Social do Cabo, Ricardo Marlon, tanto a implantação das novas placas quanto o quadriciclo irão dar mais segurança às praias. “Com as novas sinalizações e esse equipamento, o efetivo de salvamento aquático poderá exercer melhor o seu papel. É um desejo do prefeito Vado da Farmácia manter essa parceria público-privada, para que a população saia beneficiada”, destacou.
Para o coordenador de Salvamento Aquático, Edgar Jorge, o ordenamento da orla é o principal objetivo neste verão. “Estamos nos empenhando ao máximo para que não só a população cabense, mas os turistas, sintam mais segurança e conforto ao irem à praia”, salientou. “Sempre estamos à disposição da prefeitura para realizarmos ações em conjunto, visto que é de interesse de todos o conforto, lazer e segurança”, pontuou o coordenador da Associação da Reserva do Paiva, Gabriel Belmont.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vado vistoria serviços realizados pela prefeitura em Ponte dos Carvalhos


visitaobrapontenasruas2O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, visitou, na manhã desta terça-feira (29/10), diversas ruas que estão recebendo obras em Ponte dos Carvalhos, entre elas, a Santa Margarida e a 17, que dão acesso ao cemitério Santo Estevão. O objetivo da inspeção é monitorar o andamento dos serviços para facilitar a locomoção dos visitantes que irão ao cemitério local no Dia de Finados (02/11). Durante a visita, o prefeito também conversou com a população e ouviu solicitações dos moradores sobre alguns serviços a serem realizados na localidade. O secretário de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo, acompanhou a vistoria.
As ruas Santa Margarida, 17 e a 2ª travessa do Cruzeiro estão sendo beneficiadas com os serviços de recapeamento, instalação de canaletas e implantação do sistema pluvial. Além delas, as ruas 26, 23 e Rua do Cemitério também estão sendo requalificadas. Ao todo, serão 2 mil metros lineares de ruas repavimentadas.
visitaobrapontenasruas4
Segundo o gerente da Regional 3, Everaldo Monteiro, esses serviços fazem parte do trabalho de recuperação do km 92 da antiga BR-101 Sul, em Ponte dos Carvalhos, onde uma cratera foi formada em agosto devido às fortes chuvas. “Quando a BR-101 foi interditada, algumas ruas se tornaram rotas de fuga para o acesso e não suportaram o tráfego de caminhões no local”, explicou. As ruas Santa Maragarida e 17 deverão ser liberadas já na próxima sexta-feira, (01/11). “Queremos liberar o tráfego até sexta, para atender melhor os familiares que forem visitar seus entes falecidos nos dois cemitérios de Ponte dos Carvalhos”, completou.
O prefeito Vado ressaltou a importância destes serviços de recuperação das vias na vida dos moradores e dos transeuntes que precisam circular pelo distrito. “Estamos realizando primeiro a manutenção das ruas que já possuem calçamento e estão danificadas. Depois começaremos a pavimentação daquelas que ainda não são asfaltadas. Isso trará ainda mais segurança e dará melhor mobilidade à população”, declarou.
visitaobrapontenasruas9
Para o morador Brito Neto, comerciante há 20 anos na Rua Santa Margarida, os serviços vão ajudar a aumentar a clientela. ”Sem poeira e com a rua pavimentada, novos clientes terão acesso ao restaurante”, acredita.




Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Município realiza palestra sobre cumprimento da Lei de Acesso à Informação


20131029_093928A Lei de Acesso à Informação (Nº 12.527, de 2011), que dá às pessoas o direito de obter informações do poder público, foi discutida nesta terça-feira (29/10), durante palestra realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM) do Cabo de Santo Agostinho. Promovida pela Controladoria Geral do Cabo e destinada aos gestores municipais, a palestra foi feita pelo auditor Abelardo Lessa Lopes, do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU). Também contou com a participação da auditora Mariana Coelho Accioly, da CGU.
Durante mais de uma hora, o palestrante detalhou aspectos da lei que considera fundamentais, como a questão dos prazos estabelecidos para se atender às solicitações dos cidadãos e a necessidade de se criar no município um SIC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Ele deixou claro que os gestores que não cumprirem integralmente a lei estão sujeitos a ser condenados por improbidade administrativa. Além disso, alertou Abelardo Lopes, os estados e municípios podem ter suspensos os repasses de recursos da União.
20131029_094141
“É muito importante que o município se preocupe com isso. Nós estamos aqui trazendo uma mensagem para uma mudança cultural, para se fornecer ao cidadão as informações que são dele mesmo”, explicou o auditor da CGU, lembrando que a nova lei já está em vigor há mais de um ano e que o poder público deve cumpri-la o quanto antes.
Ao final da palestra, a controladora geral do Cabo, Alinne Torreão, informou que o prefeito Vado da Farmácia já está criando uma comissão na prefeitura para gerenciar o cumprimento da lei. Ela disse também que, dentro de quatro meses, o Cabo já deverá ter o seu SIC inserido no site oficial da Prefeitura para atender a todas as solicitações da melhor maneira possível e sempre dentro dos prazos previstos pela legislação.
Participaram da palestra vários secretários municipais, além de técnicos e funcionários de diversas áreas da administração.
Fotos palestra CGU 020







Texto: Carlos Sinésio/ Secom
Fotos: Thainá França

Abertura do Mês da Consciência Negra foi marcada por uma palestra


DSC_7033
“Nosso corpo, nossa dança”, este foi o tema da palestra que abriu a programação do Mês da Consciência Negra no Cabo de Santo Agostinho. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a afro descendência a fim de expandir as práticas em sala de aula. A palestra foi ministrada, na tarde desta segunda-feira (28/10), pelo professor de capoeira e pedagogo, Ricardo Paiva, no auditório da Secretaria de Educação, situada no Centro.
Todo o evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através do Grupo de Estudo e Trabalho Afro Indígena (Getai). “Queremos quebrar as barreiras do preconceito e ampliar as danças populares com professores de educação física, de capoeira e adeptos às relações étnico-sociais”, relatou o palestrante Ricardo Paiva.
DSC_7035Segundo a coordenadora do Getai, Sueli Lima Neves, as ações do Mês da Consciência Negra visam sensibilizar desde o âmbito educacional ao social. “Queremos levar a construção da cultura negra para a escola e também no dia a dia das pessoas. A cultura negra faz parte da história do Brasil”, completou.
“É muito importante aprender um pouco mais sobre a cultura negra para trabalhar de uma forma clara e eficaz com os alunos”, comentou Sérgio Ferreira, professor de geografia da Escola Municipal José Alberto de Lima.
A programação conta com diversas atividades e segue até o dia 29 de novembro. São abertas ao público e quem participar vai receber certificado com carga horária de 4h por evento.
Fique por dentro dos próximos eventos e participe:
13/11 – 9h – Palestra: O negro na literatura brasileira – Professor da UFPEDSC_7046
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)

20/11 – 15h – Caminhada
Local: Concentração na Rua das Florentinas (Centro)
19h – Palestra: Efetivando a política racial no Cabo de Santo Agostinho

26/11 – 9h – Lançamento do livro: É o Dendê – Professora Valéria Cássia
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)

29/11 – 9h – Seminário: A política pública nacional e a implementação da Lei n°10.639/03
Local: Auditório da escola-modelo de Pontezinha

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exames de prevenção serão realizados gratuitamente no município


Dando continuidade à programação das atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de luta contra o câncer de mama, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza, nesta terça e quarta-feira (29 e 30/10), exames para detecção precoce do câncer de mama e prevenção de colo do útero, além do teste rápido de Sífilis. A ação acontecerá das 9h às 17h, nos centros de Referência em Saúde da Mulher no Caic, no Centro, e em Ponte dos Carvalhos, na Rua Renato José de Sena, 160. A ação será aberta ao público.
As mulheres que desejam realizar o exame não precisam agendar a citologia, apenas estarem atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada. Já para a mamografia, apenas mulheres a partir de 40 anos e que ainda não tenham feito o exame este ano, poderá realizar o procedimento. As atividades são organizadas pelas secretarias da Mulher e de Saúde.
Para a secretária Executiva da Mulher do município, Tereza Claudina, todas precisam se cuidar, principalmente quando se trata do câncer de mama e de colo uterino. “Estamos levando essa oportunidade delas realizarem esse exame gratuitamente para diversos bairros, no intuito de diminuir esses casos”, pontuou.
Confira as datas dos locais onde serão realizados os exames:
29/10 – 9h às 17h -Centro de Referência em Saúde da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos, na Rua Renato José de Sena, 160. Tel: 3524 -9080
30/10 – 9h às 17h – Centro de Referência em Saúde da Mulher no Caic (Centro). Tel: 3524-2707
Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Município vai comemorar mês da consciência negra com diversas atividades culturais



Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho preparou uma série de atividades que vai trazer à tona a temática etnicorracial. As atividades iniciam nesta segunda-feira (28/10) e vão contar com palestras, lançamento de livro, caminhada e seminário. O evento é de iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Grupo de Estudo e Trabalho Afro Indígena (Getai).
A ação tem o objetivo de minimizar os impactos sofridos pela intolerância e racismo reforçando a importância de se praticar o respeito e a dignidade perante todos os seres humanos. Nesta segunda-feira (28/10), haverá uma palestra no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. O encerramento das atividades acontece no dia 29 de novembro com um seminário. Todas as atividades são abertas ao público e quem participar vai receber certificado com carga horária de 4h por evento.
Confira a programação completa:
28/10 – 14h – Palestra: Nosso corpo, nossa dança com o professor Ricardo Paiva
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)

13/11 – 9h – Palestra: O negro na literatura brasileira – Professor da UFPE
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)

20/11 – 15h – Caminhada
Local: Concentração na Rua das Florentinas (Centro)
19h – Palestra: Efetivando a política racial no Cabo de Santo Agostinho

26/11 – 9h – Lançamento do livro: É o Dendê – Professora Valéria Cássia
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)

29/11 – 9h – Seminário: A política pública nacional e a implementação da Lei n°10.639/03
Local: Auditório da escola-modelo de Pontezinha

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo

Servidores municipais recebem 13º salário integral já nesta segunda-feira



Para marcar o Dia do Funcionário Público, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho antecipou o pagamento do 13º salário dos servidores municipais da ativa para esta segunda-feira (28/10), que estava previsto para ser pago inicialmente nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. Nesta sexta-feira (25), recebem o 13º integral os aposentados e pensionistas. Os servidores da Educação foram os primeiros a receber, no dia 15, em comemoração ao Dia do Professor.
De acordo com o secretario Municipal de Gestão Pública, Lusivan Oliveira,com essa decisão do prefeito Vado da Farmácia em antecipar os pagamentos, serão injetados na economia local quase R$ 17 milhões a mais neste mês, recursos que vão aquecer a economia regional. Ele informou que só a folha dos 1.849 trabalhadores da Educação representa cerca de R$ 5,5 milhões, em valores brutos. Já com os 3,8 mil funcionários das demais secretarias serão gastos R$ 9,5 milhões.
A folha de pessoal dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto de Previdência Social do Cabo (CaboPrev) atinge a soma de R$ 1,9 milhão. “O Governo do prefeito Vado está fazendo esse esforço para antecipar o 13º salário, em reconhecimento ao trabalho dos seus servidores”, disse.
Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Inscrições para seleção simplificada da Educação começam nesta segunda





Visando reforçar o sistema municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura Municipal abre nesta segunda-feira (28/10) inscrições para a seleção simplificada que vai fazer a contratação temporária de 141 profissionais da área. Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, situada na Rua Vereador Severino Bezerra Marques, s/n, Centro, até a próxima quarta-feira (30).
As vagas são para Professor Comunitário do Programa Mais Educação (36), Professor do Ensino Fundamental (anos finais) das disciplinas de Língua Portuguesa (6), Língua Inglesa (3), Língua Espanhola (3), Ciências (10), Matemática (12), Artes (3), Educação Física (7), História (4) e Geografia (4), Professor Instrutor de Teoria e Prática Musical (18), Professor de Braille (2), Professor Intérprete de LIBRAS (4), Auxiliar de Disciplina (24) e Nutricionista (5). Todas as áreas possuem vagas destinadas a pessoas com deficiência.
O processo de seleção será realizado através de avaliação curricular e documental em uma única etapa com caráter eliminatório e classificatório. A contratação temporária será feita para o período de 12 meses. Todos os requisitos e documentos necessários para os candidatos participarem da seleção podem ser obtidos através do edital clicando aqui EDITAL SME 002 2013. Mais informações pelo telefone 3521-6748.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Concluintes de curso de informática básica na Charneca recebem certificados


DSC_6150A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou, na noite dessa quarta-feira (23/10), os certificados dos primeiros alunos beneficiados com o Projeto Informática Básica. A entrega foi realizada na Associação Fé para Vencer em Novo Horizonte, na Charneca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Ao todo, 31 alunos concluíram o curso, que teve a parceria da Associação, carga horária de 60h e o objetivo de diminuir o analfabetismo digital, além de promover integração à informática e expansão no mercado de trabalho. “Estou muito satisfeito com esta primeira turma, onde alunos de várias faixas etárias participaram e estamos cumprindo uma determinação do prefeito Vado da Farmácia de levar conhecimento e desenvolvimento”, afirmou o secretário, José Severino Belo.DSC_6162 copyedital.
NOVAS INSCRIÇÕES – A partir da próxima segunda-feira (28/10), estarão abertas as inscrições de mais uma turma de Informática Básica. Os interessados devem ter idade a partir de 18 anos e levar documentos originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência na Associação Fé para Vencer, localizada em frente ao anexo do Pantaleão, no bairro da Charneca.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

1ª Jornada Universitária da Fachuca terá atividades até o próximo dia 08


DSC_5914A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) está realizando sua primeira jornada universitária. A programação conta com diversas atividades abertas ao público e seguirá até o próximo dia 08 de novembro. A abertura oficial do evento foi promovida na noite dessa terça-feira (22/10), na Câmara de Vereadores, situada no Centro, e contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre alunos e professores e autoridades municipais.
DSC_6107A jornada faz parte das celebrações alusivas ao aniversário de 35 anos da instituição, que é uma autarquia educacional vinculada à Prefeitura. Uma palestra com o tema “Tecnologia e Educação” foi ministrada durante a abertura pela gerente Geral de Políticas do Ensino Superior e Pesquisa do Estado, Aronita Rosenblatt. Também houve uma apresentação cultural do grupo de dança cabense Albatroz, que animaram o público presente através de ritmos como maracatu, xaxado e frevo. DSC_5953
Para a diretora da Fachuca, Tereza Lira, este evento é de extrema relevância, pois procura integrar a instituição com a comunidade. “Da faculdade saem grandes administradores, políticos, pensadores, então queremos nos aproximar mais do povo cabense, pois com a educação, portas se abrirão”, ressaltou.
“Para nós da educação este evento é um marco. Queremos colaborar para uma sociedade economicamente ativa, para isso temos que trocar conhecimento e experiências”, ressaltou o secretário de Educação Elias Santos. A estudante de Administração Tâmara Lysa, 22, aprovou a iniciativa da jornada. “Achei muito interessante. Esta palestra, por exemplo, serve como experiência na troca de conhecimento cotidiano”, comentou. Também prestigiaram a abertura os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Carlos Sinésio (Comunicação Social).DSC_5926
Confira a programação completa da Jornada:
Dia 22/10 (terça-feira)
Palestra de Abertura
Tema: Tecnologia e Educação
Palestrante: Marcelino Granja (secretário de Ciência e Tecnologia do Estado)
Local: Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho – 18h

Dia 24/10 (quinta-feira)
Palestra 1: 25 Anos da Constituição Cidadã e a Questão da Acessibilidade
Palestrante – Mateus Costa Pereira (mestre em Direito Processual)
Palestra 2: Tributação e Desenvolvimento
Palestrante: Antônio Carlos F. de Souza Júnior (mestre em Direito e professor do Curso de Especialização em Direito Tributário do Ibep/Ipet)
Local: Auditório da Fachuca – 18h

Dias 05 e 06/11 (terça e quarta-feira)
05/11 – Palestras – Temas Pedagógicos
06/11 – Palestras – Temas Pedagógicos
Local: Fachuca – Bloco A – 18h

Dias 05, 06 e 07/11 (terça, quarta e quinta-feira)
VIII – Encontro De Administração Fachuca
Tema: Reinventando – Inovar Para Competir
05/11 – Palestras e Minicursos
06/11 – Palestras e Minicursos
07/11 – Palestras e Minicursos
Local: Fachuca – Bloco B – 18h

08/11 (sexta-feira)
Encerramento – 18h
Feira de Negócios
Calourada

Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Cabo comemora Dia Municipal de Ação de Graças no próximo dia 31


thallesssSerá com um grande culto de louvor e adoração que o Cabo de Santo Agostinho vai celebrar, no próximo dia 31 deste mês, o Dia Municipal da Reforma Protestante e Ação de Graças. Diversas atrações musicais, entre elas o cantor gospel Thalles Roberto, vão abrilhantar o evento, que acontecerá a partir das 19h, na Praça Cívica 9 de Julho, e é aberto ao público. Também haverá pregação com pastor Renato Mac. O ato é organizado pelo Conselho de Pastores do Cabo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Para o presidente do Conselho dos Pastores, pastor Rômulo Bezerra, agradecer a Deus é o principal motivo do culto. “Queremos que toda a população participe e venha louvar a Deus e render graças ao Pai”, destacou. O Dia Municipal de Ação de Graças foi instituído em 2005, através da Lei nº 2.313/2005, tornando a data 31 de outubro feriado municipal em comemoração ao Dia da Reforma Protestante e Ação de Graças, antes chamado Dia da Consciência Evangélica.
Confira a programação:
19h – Cantores evangélicos locais
20h – Pregação com o pastor Renato Mac
21h – Apresentação do cantor gospel Thalles Roberto

Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Prefeitura realiza exames e palestra em adesão ao Outubro Rosa


palestra 1Em adesão ao movimento Outubro Rosa, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta quarta-feira (23/10), uma palestra com o tema “Saúde da mulher focada na prevenção do câncer de mama e colo uterino”. A atividade, aberta ao público, foi ministrada pela coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva. Cerca de 60 mulheres puderam tirar suas dúvidas sobre como agir nesses casos. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
Nessa terça-feira (22), exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero foram realizados gratuitamente. A ação durou o dia todo e foi voltada às servidoras municipais. 62 funcionárias foram beneficiadas com a iniciativa, organizada pelas Secretarias da Mulher e de Saúde.
palestra 2Todas as mulheres atendidas preencheram uma ficha com seus dados pessoais e realizaram o exame de citologia (prevenção). Já mulheres com idade a partir de 40 anos e que ainda não tinham feito mamografia este ano, foram encaminhadas para realizarem o exame em clínicas conveniadas com a Secretaria de Saúde, para uma detecção precoce do câncer de mama.
De acordo com Giselle Paiva, o maior objetivo foi levar para as mulheres o acesso aos exames e tirar dúvidas para se obter uma saúde mais digna. “Sabemos que nem todas têm tempo de ir ao médico, por isso proporcionamos este momento para que elas pudessem detectar o quanto antes se existe algo”, destacou.
Para a secretária da Mulher do Cabo, Tereza Claudina, essa é uma forma de conscientizar as mulheres a se preocupar com a sua saúde. “Essas ações são de extrema relevância para a nossa categoria, e é com esse intuito que estamos promovendo essas atividades, para que elas tirem duas dúvidas e previnam”, declarou.
exames preventivos
A técnica em Edificações da Secretaria de Infraestrutura, Suzana Rodrigues, 36, avaliou como importantíssima essa iniciativa. “Assim como eu, muitas mulheres não têm tempo para realizar os exames e detectar algo que possa aparecer. Parabéns a todas pela atividade”, disse. “Aqui estou podendo esclarecer diversas dúvidas que tinha em relação ao câncer de mama e do útero. Muito boa à orientação que recebemos”, salientou a dona de casa, Benedita Ramos, 43.
OUTUBRO ROSA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. exames preventivos 2
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitam e se iluminam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos.

Texto e fotos: Thainá França – Secom | Cabo

Vado vai ser homenageado com o título de Obreiro Gideão 2013 pelas igrejas evangélicas


reuniao_assembleiade_madureira (1)O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, vai receber o título de Obreiro Gideão 2013, em novembro próximo, numa homenagem pelo apoio que vem dando às igrejas evangélicas do município. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22/10) por um grupo de pastores que visitou o prefeito, durante reunião com o gestor no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado às margens da PE-60.
reuniao_assembleide_Deusmadureira_(2)
Estavam presentes o presidente das Assembleias de Deus do Ministério Madureira em Pernambuco e pastor da sede de Pontezinha, Ledson Junior, e membros da congregação. “É uma grande satisfação ser convidado para receber este título e vamos continuar dando apoio às igrejas em tudo que for possível”, salientou o prefeito. O encontro também teve como objetivo solicitar à prefeitura o apoio para a realização de um retiro espiritual, que acontece sempre durante as folias de Momo.
Nesta manhã, o prefeito também recebeu os pastores da Igreja Pentecostal de Ponte dos Carvalhos, que pediram apoio à comemoração de 60 anos da Igreja. O evento será realizado no próximo domingo 27/10. DSC_5827_copyreduzida
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeitura apresenta relatório de avaliação das metas fiscais em audiência na Câmara


Apresentacao_de_notas_fiscaisEm cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, nesta terça-feira (22/10), uma audiência pública para apresentar o relatório de avaliação das metas fiscais das atividades do 2º quadrimestre referentes ao exercício de 2013. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores, no Centro da cidade, e contou com a participação de várias autoridades municipais, entre elas, vereadores e secretários, além de técnicos da prefeitura e pessoas da comunidade.
A apresentação dos dados foi realizada pelo secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, que estava acompanhado na mesa pelo secretário de Finanças e Arrecadação, Paulo Guedes, pela controladora geral, Alinne Torreão, e pelos vereadores Ezequiel Santos (1º vice-secretário) e José Carlos de Lima. “Quero parabenizar a Prefeitura por este gesto importante de trazer a situação fiscal do município para o conhecimento do povo. Nós somos representantes da sociedade e é nosso dever fiscalizar o Executivo”, relatou o vereador José Carlos.
Foram apresentados números referentes às receitas e despesas da Prefeitura nos meses de maio a agosto deste ano. Dentre as informações, estava também a aplicação dos recursos públicos municipais por meio de demonstrações e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município. Um comparativo mostrou que o município sofreu uma queda de receita nos meses iniciais, tendo arrecadação inferior ao mesmo período do ano de 2012. Mas um gráfico também mostrou que a mesma vem se recuperando de forma gradual.
Apresentacao_de_metas_fiscais02
Apesar disso, a prefeitura tem mantido um equilíbrio entre receitas e despesas. Os gastos com pessoal no 1º quadrimestre de 2013 representou 52,96%. E já no segundo quadrimestre caiu para 51,36%, chegando bem próximo do percentual indicado pelo Tribunal de Contas, que é de 51,30%. De acordo com o secretário Lusivan Oliveira, a Prefeitura vem cumprindo com muito esforço o controle de suas despesas. “O governo tem se preocupado em não gastar mais do que recebe para não prejudicar o andamento de serviços públicos essenciais. Os recursos reservados para educação e saúde são prioridades”, destacou.
A aplicação dos recursos na saúde, no 1º quadrimestre, foi de 20,58%. No 2º quadrimestre, 21,85%. Já para educação, no 1º quadrimestre foram aplicados 19,52%, enquanto no segundo, 23,12%. A Constituição Federal estabelece para o município que seja feita a aplicação mínima 15% na saúde e de 25% na educação. A aferição do montante aplicado é anual.
Também foram apresentadas fotos de ações importantes realizadas pela atual gestão nas áreas de educação, saúde, assistência social, serviços públicos, obras, entre outros, e de alguns projetos como o Estádio de Futebol de Pontezinha, a coberta do Mercadão, pátio da feira de Pontezinha e de Ponte dos Carvalhos, o Centro de Educação e da Cultura, que será implantado na Av. Historiador Pereira da Costa (Centro), pavimentação da Rua 17 e transversais na Charneca e a requalificação das estradas vicinais do assentamento do Incra. Ainda foram tiradas dúvidas sobre restos a pagar e feitos esclarecimentos de questionamentos do público que tive espaço para se manifestar.
Apresentacao_de_metais_fiscais01
Doze dos dezessete vereadores participaram da audiência pública. A prestação de contas feita pela Prefeitura junto ao Poder Legislativo e à sociedade assegura a transparência dos gastos públicos e a consecução das metas fiscais, com a observância dos limites fixados pela lei. O conteúdo apresentado também está disponível na internet, no site da Prefeitura, através do www.cabo.pe.gov.br disponível no Portal da Transparência.
Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo intensifica as ações para melhorar os serviços de limpeza urbana


colaboradores_locar02Representantes da empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pelos serviços de limpeza pública no Cabo de Santo Agostinho, foram recebidos pelo prefeito Vado da Farmácia, nesta quinta-feira (22/10). O encontro serviu para fazer um balanço do que vem sendo realizado nos bairros e fazer principalmente uma programação especial para a chegada dos turistas, a fim de melhorar ainda mais os serviços de manutenção de limpeza no município. A reunião aconteceu no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na PE-60.
Além do gerente da Locar Contrato/ Cabo, Augusto Gustavo, e do supervisor, Gilson Luiz, outros dois representantes da empresa também estiveram presentes para discutir as novas medidas que serão implantadas, destacando a importância da relação com a gestão municipal. “Estreitar laços é primordial para o bom funcionamento da empresa. Passamos a visualizar pontos que podem ser melhorados em benefício da população”, comentou Augusto Gustavo.colaboradores_locar
“Estou muito satisfeito com o trabalho que a Locar vem realizando, para gerar empregos e renda para os cabenses. Com a chegada do verão, outras medidas serão tomadas para manter a cidade limpa e bonita para os turistas e moradores das praias do Cabo”, ressaltou o prefeito.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto