quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Município realiza vacinação contra a raiva animal neste sábado


Faixa_campanha_raiva-271x300A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, vai realizar neste sábado (19/10), o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. A vacina que é gratuita e estará disponível para todos os criadores de cães e gatos, em 61 pontos volantes, que serão distribuídos no município.
Para ser imunizado, o animal doméstico deve ter, no mínimo, três meses de idade e não pode apresentar sinais de doença. As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação também poderão ser imunizadas.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do Cabo, Maria Eugênia Vieira, a vacinação é a única forma de evitar que os animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. “A dose da vacina é anual e auxilia no controle da raiva”, disse ela. “A vacinação é gratuita e os donos dos animais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação”, alertou.
Segundo Maria Eugênia, no mês passado, o município realizou uma pré-Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural. “Já foram vacinados 2.886 animais, sendo 840 gatos e 2.046 cães”, informou. “Estaremos realizando pós-campanha na área rural até dezembro deste ano”, completou a gerente.
RAIVA- A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.
SERVIÇO- Os pontos de vacinação estarão distribuídos em todos os bairros, em áreas estratégicas do município. Os locais estarão devidamente sinalizados e com as equipes para imunização dos animais. O atendimento será realizado das 8h às 17h.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário