quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Semana do Bebê aportará no município em novembro com diversas atividades


20131016_092324A Semana do Bebê, estratégia de mobilização social de iniciativa do Instituto Camargo Corrêa com o apoio de diversos órgãos, como o Unicef, vai aportar no município do Cabo de Santo Agostinho pela primeira vez. A ação será realizada entre os dias 04 e 10 de novembro, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e está sendo organizado em parceria com a Prefeitura. O objetivo é tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças com até seis anos.
Imagens placas da PMCSA 006
Na manhã desta quarta-feira (16/10), secretários, gerentes e técnicos da Prefeitura Municipal, participaram de um encontro de sensibilização sobre a Semana do Bebê. A atividade foi organizada por membros do Comitê de Incentivo ao Voluntariado e Interação com a Comunidade (Civico), da Camargo Corrêa, e pela comissão formada por representantes das secretarias municipais de Programas Sociais, Saúde e Educação.
“Essa reunião serve para que todas as secretarias entendam a importância do trabalho que será desenvolvido”, frisou uma das integrantes do Civico, Cybelle Brito. “Nossa expectativa é de que esta Semana seja um sucesso e que possamos realizar outras edições aqui no Cabo”, comentou Marília Melo, também do Civico.
20131016_095313Na ocasião, foram apresentados os objetivos do evento e experiências exitosas, como a do município de Canela, no Rio Grande do Sul, que foi o pioneiro a sediar o projeto e já conta com 14 edições. Os presentes também assistiram a um vídeo da Semana do Bebê de Arcoverde, Sertão do Estado, de 2012, que obteve boa aceitação da população. Em seguida, Lilian Albano, representando a Associação BemVindo, parceira executora da Semana do Bebê, fez uma explanação sobre o projeto e os ganhos sociais que ele oferece à população.
20131016_101101O secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos, destacou que trabalhar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das crianças é prioridade. “A gestão do prefeito Vado da Farmácia vem intensificando a intersetorialidade entre as secretarias e a Semana do Bebê é uma ação que vai envolver todos que fazem parte governo municipal, dando uma atenção especial às crianças e às mães nesta fase tão importante”, declarou. “Iniciativas como essa devem ser valorizadas e expandidas no nosso país”, enfatizou o secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira.

vadoecamargoc3PREFEITO – No fim da manhã desta quarta-feira (16), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, e a vice, Edna Gomes, receberam os organizadores da Semana no anexo do CAM, situado às margens da PE-60. Uma equipe do Instituto Camargo Correa, que integra o Comitê de Interação ao Voluntariado e com a Comunidade, e um grupo formado por representantes das secretarias municipais de Programas Sociais e de Saúde, foram ao encontro do gestor municipal a fim de enfatizar a importância do envolvimento de vários setores nesta ação.
vadoecamargoc4O prefeito Vado parabenizou todos que encabeçam o projeto e que estão trabalhando para a realização deste evento e reafirmou sua intenção em fortalecer a política da criança e do adolescente no município. “A preocupação com a primeira infância deve ser de todos. Vamos unir esforços para garantir a efetivação dos direitos das crianças desde a gestação”, ressaltou. Na ocasião, o prefeito e a vice receberam kits com materiais da Semana do Bebê. Os secretários de Programas Sociais, Ronaldo Santos e o de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, também participaram da reunião.
Durante a Semana, a população poderá participar de diversas atividades gratuitamente. Confira a programação:
04/11 – 9h – Abertura da Semana do Bebê
Local: Câmara de Vereadores, Centro

05/11 – 9h – Seminário “Desenvolvimento infantil e suas fases”
Local: Centro Cultural Mestre Dié

06/11 – 9h e 14h – Oficinas de Planejamento familiar – Vínculo Mãe/Bebê e Bordado
Local: CRAS de Ponte dos Carvalhos

04 a 08/11 – Oficinas de higiene bucal, amamentação e alimentação do bebê
Locais: Postos de Saúde da Família de Ponte dos Carvalhos

07/11 – Painel de desenhos/Contação de histórias
Locais: Creches conveniadas em Ponte dos Carvalhos

08/11 – 9h às 17h – Espaço das Gestantes (shantala, dança, atividade física, vídeo, brindes, material educativo, etc)
Local: Centro Cultural Mestre Dié

10/11 – Encerramento da Semana do Bebê
Local: Parque dos Eucaliptos
9h – Abertura
10h – Teatro Infantil
11h – Dança Circular

*Durante o evento, haverá:
- Local adaptado para amamentação com presença de profissionais especializados para orientação/ajuda
- Standes com profissionais para aferir pressão e glicose
- Ambulância de plantão

Texto: Raíza Muniz e Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Raíza Muniz e João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário