quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Agricultores do município conhecem programas de linhas de crédito da CEF


reuniaowasitoncaixa1Um grupo de agricultores do Cabo de Santo Agostinho se reuniu, nesta quarta-feira (02/10), com quatro representantes da Caixa Econômica Federal. O objetivo do encontro foi apresentar o novo segmento de linhas de crédito que o banco está disponibilizando, através do Governo Federal, para produtores rurais. Toda a ação foi articulada Superintendência de Desenvolvimento Rural da prefeitura, que tem desenvolvido parcerias com diversos órgãos para fomentar a atividade no município. A atividade aconteceu própria na sede da superintendência, situada no Centro.
reuniaowasitoncaixa2Foram apresentados os programas nacionais de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o recurso Caixa, todos com possibilidades de financiamentos para pessoa física, jurídica e cooperativas de crédito e produção. Alguns concedem empréstimos para custeio e outros investimentos.
Durante o encontro, também foi apresentado o crédito para habitação rural. Algumas comunidades, como Engenho Ipiranga, Tapuji de Baixo, Tapuji de Cima, Pau Santo e Quilombola Onze Negras, já entregaram documentação para proposta da propriedade da terra. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves, o objetivo é reduzir o déficit habitacional da área rural e a meta para este ano é que o crédito rural alcance uma média de 200 famílias.
reuniaowasitoncaixa3Wasiton ainda destacou que a integração dos agentes financeiros com os agricultores é muito importante para o fortalecimento da produção agrícola. “Trabalhar para que os nossos produtores tenham acesso ao crédito é fundamental para que eles ampliem sua produção e consigam aumentar sua renda para obter uma melhor qualidade de vida”, relatou.
Para o coordenador da Coopeagro Cabo, Ivanildo França, este é um momento ímpar para o segmento. “Essa parceria entre a prefeitura, a Caixa e os agricultores vai facilitar a vida do agricultor que poderá conseguir financiamentos, como também ajudar a aumentar a escala de produção e a garantia da comercialização da produção agrícola”, pontuou. “Esta é uma oportunidade muito boa de adquirir recursos para ampliar e melhorar o agronegócio”, avaliou o agricultor de Pirapama, Cristiano Almeida, que está há 27 anos na atividade. Outros agricultores que estiverem interessados em terem acesso ao crédito podem obter mais informações pelo 3521-6768.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário