quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Secretário Lusivan visita as unidades de saúde contempladas pelo ‘Mais Médicos’


DSC_0160O secretário interino da Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Lusivan Oliveira, visitou nesta quarta-feira (09/10) as Unidades de Saúde da Família (USF) que receberam profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Na visita, o ele esteve acompanhado pelos gerentes da Atenção Básica, Anderson Nunes, e do interino de Atenção à Saúde, Naelson Oliveira.
O município recebeu, na primeira etapa do Programa, quatro médicos, sendo dois espanhóis, um uruguaio e uma brasileira formada na Espanha. Já na segunda etapa foram convocados dois médicos brasileiros formados no Brasil. Eles foram distribuídos nas USFs do Loteamento Ilha, Alto da Igreja e Alto dos Índios, localizadas no distrito de Ponte dos Carvalhos, e também nas unidades de Itapuama (praia), São Francisco 1 e Malaquias, estas duas na região central do Cabo.
Segundo o gerente de Atenção Básica, Anderson Nunes, os profissionais estão trabalhando 40 horasDSC_0164semanais. “Eles fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), atuando nas áreas de abrangência que são cobertas pelas USFs”, explicou. “Os médicos realizam consultas, visitas domiciliares e desenvolvem ações para prevenção de doenças”, informou o gerente.
Durante a visita, o secretário Lusivan Oliveira, que é titular de Gestão Pública, deu boas vindas aos profissionais e enfatizou que o prefeito Vado da Farmácia está empenhado em melhorar os serviços das unidades de Saúde do município. “O objetivo da gestão é melhorar, principalmente, a Rede Municipal de Saúde”, afirmou. “Por isso, estamos aqui para apoiar e receber esses novos profissionais que estão atuando nas comunidades, melhorando, assim, os serviços de assistência básica do nosso município”, destacou ele.
A brasileira formada na Espanha Patrícia Gontijo comentou que está satisfeita com a receptividade da população. “Gostei muito da comunidade, e a equipe desta unidade é ótima”, disse. “Temos muito trabalho pela frente, aqui o trabalho não para”, completou.
O secretário Lusivan Oliveira visitou também as USF da Torrinha e o Serviço de Pronto Atendimento ( SPA ) 24 Horas de Gaibu. Ele conheceu a localização, estrutura e a equipe de cada unidade, para planejar a gestão e fiscalizar o trabalho nesses locais.
DSC_0183
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário