“Nosso corpo, nossa dança”, este foi o tema da palestra que abriu a programação do Mês da Consciência Negra no Cabo de Santo Agostinho. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a afro descendência a fim de expandir as práticas em sala de aula. A palestra foi ministrada, na tarde desta segunda-feira (28/10), pelo professor de capoeira e pedagogo, Ricardo Paiva, no auditório da Secretaria de Educação, situada no Centro.
Todo o evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através do Grupo de Estudo e Trabalho Afro Indígena (Getai). “Queremos quebrar as barreiras do preconceito e ampliar as danças populares com professores de educação física, de capoeira e adeptos às relações étnico-sociais”, relatou o palestrante Ricardo Paiva.
Segundo a coordenadora do Getai, Sueli Lima Neves, as ações do Mês da Consciência Negra visam sensibilizar desde o âmbito educacional ao social. “Queremos levar a construção da cultura negra para a escola e também no dia a dia das pessoas. A cultura negra faz parte da história do Brasil”, completou.
“É muito importante aprender um pouco mais sobre a cultura negra para trabalhar de uma forma clara e eficaz com os alunos”, comentou Sérgio Ferreira, professor de geografia da Escola Municipal José Alberto de Lima.
A programação conta com diversas atividades e segue até o dia 29 de novembro. São abertas ao público e quem participar vai receber certificado com carga horária de 4h por evento.
Fique por dentro dos próximos eventos e participe:
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)
20/11 – 15h – Caminhada
Local: Concentração na Rua das Florentinas (Centro)
19h – Palestra: Efetivando a política racial no Cabo de Santo Agostinho
26/11 – 9h – Lançamento do livro: É o Dendê – Professora Valéria Cássia
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Centro)
29/11 – 9h – Seminário: A política pública nacional e a implementação da Lei n°10.639/03
Local: Auditório da escola-modelo de Pontezinha
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário