sábado, 5 de outubro de 2013

Prefeitura discute implantação de Pacto pela Vida Municipal


seminariopactomunicipal9A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã deste sábado (05/10), o 1º Seminário do Pacto pela Vida Municipal. O evento contou com diversas autoridades estaduais e municipais, entre elas o prefeito Vado da Farmácia, além de representantes de segmentos e lideranças comunitárias. O objetivo do encontro foi o discutir o processo de implantação do programa na cidade visando a prevenção e o combate à violência através de ações integradas. A iniciativa tem a parceria do Governo do Estado.
Na abertura, o prefeito Vado agradeceu a presença de todos que estão contribuindo para que o programa seja implantado. “Estou muito feliz por estar aqui hoje realizando esse momento, onde a população, juntamente com as autoridades, vai poder estar participando e ajudando a combater a criminalidade não só no município, mas em todo o estado de Pernambuco”, declarou. “A responsabilidade pela diminuição da violência não é apenas do Governo e nem minha, é de todos nós”, completou.
seminariopactomunicipal5
Logo em seguida, o secretário de Defesa Social do estado, Wilson Damázio, fez uma breve apresentação do programa Pacto pela Vida – PPV, implantado desde maio de 2007 em Pernambuco. Damázio ainda parabenizou a iniciativa da gestão atual em implantar o PPV no município. “Desde já quero aqui deixar meus aplausos ao prefeito Vado pela belíssima ação de nos procurar com o intuito de cada vez mais prevenir e combater à violência dentro do Cabo de Santo Agostinho”, pontuou.
Foram formadas sete salas temáticas (a de Segurança Pública; Infraestrutura e Urbana; Educação, Cultura e Esportes; Justiça, Ministério Público e Defensoria; Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços; Saúde e Assistência Social; e de Entidades Religiosas), onde a população pôde participar elaborando propostas na área de segurança pública. “Após extrairmos essas propostas elaboradas, iremos transformá-la em um documento que servirá de base para o lançamento do Pacto pela Vida, assim executando da melhor maneira possível”, explicou o secretário de Governo e organizador do seminário, Luiz Pereira.
seminariopactomunicipal7
O secretário de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Bernardo D’Almeida, comentou que o pontapé inicial foi dado para a implantação do programa. “O PPV é uma prioridade no plano de segurança para se combater a criminalidade e o município do Cabo está encarando de forma magnífica a implantação dele”, avaliou.
A professora Neide Silva, 31, moradora de Ponte dos Carvalhos, aprovou a iniciativa. “Nós que fazemos parte da educação podemos ajudar bastante a tirar crianças e adolescentes do mundo da criminalidade, pois é dever de toda a sociedade colaborar também”, enfatizou. Para o aposentado, Rubens Batista, 73, morador do Centro, é uma honra ter a oportunidade de participar da construção do pacto municipal. “Já presenciei morte em meu bairro e sei que com esse novo programa, nós cabenses vamos ter um pouco mais de paz nas ruas. Parabéns à prefeitura pela iniciativa”, disse.
seminariopactomunicipal13
SAIBA MAIS – O Pacto pela Vida é uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembléia Legislativa, os municípios e a União.


Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário