O bairro São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho, está sendo palco da Semana Social do Vicariato Cabo, que promove diversas atividades gratuitas para população. O evento começou nessa terça-feira (01/10) e segue até esta sexta-feira (04), com palestras, orientações jurídicas, sociais e médicas, emissão de documentos, apresentações culturais, entre outras ações, no pátio do Abrigo São Francisco. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Arquidiocese de Olinda e Recife, a Capela São Francisco de Assis e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Programas Sociais.
Nesta quinta-feira (03), quem passar pelo pátio do Abrigo São Francisco das 9h às 17h poderá emitir documentos, receber informações sobre o Bolsa Família, a Carteira de Livre Acesso, e projetos oferecidos pela Secretaria de Programas Sociais, além de praticar aeróbica. À noite, a partir das 19h, haverá palestra sobre a AIDS e os Direitos da Mulher e uma apresentação cultural do grupo Carimbó.
Já na sexta-feira, haverá a Grande Jornada de Atendimento Social, das 9h às 17h, que contará com oficinas de Libras e Customização, atendimentos em Saúde, atividades lúdicas para crianças, aeróbica e seresta. O encerramento da Semana Social será à noite, às 19h, com a celebração de uma missa solene em honra a São Francisco de Assis presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e apresentação do Grupo de Percussão Especial.
“A Prefeitura é sempre parceira das atividades do Vicariato, e este é um evento que resgata e possibilita a cidadania popular, para as pessoas saberem dos seus direitos e deveres como cidadãos”, frisou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
A abertura da Semana do Vicariato Cabo, que tem como tema “Junto a São Francisco, resgatando a Cidadania”, foi marcada por uma comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. À tarde, uma missa foi celebrada na Capela São Francisco de Assis, seguida de uma palestra sobre envelhecimento saudável, ministrada por Ana Soares, da ONG Semente da Saúde.
“Esta é uma ação que vai beneficiar muitas famílias, com orientações nas áreas da saúde e da assistência social”, ressaltou uma das responsáveis pelo Abrigo São Francisco, Irmã Josevânia Alves.
Texto: Raíza Muniz e Cristiane Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário