quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Torcida do Santa Cruz é quarta mais fanática do Brasil



 Do Jornal do Commercio

Nas arquibancadas, o fanatismo da torcida tricolor já foi destaque até na imprensa internacional (com matérias em jornais europeus). Agora, uma pesquisa nacional feita pela Pluri Consultoria quantificou o fanatismo das principais massas do País. O resultado: a torcida do Santa Cruz foi apontada como a quarta mais fanática do País, atrás apenas de Grêmio, Internacional e Atlético-MG.

O campeão Grêmio teve 22,5% de seus torcedores se dizendo "fanáticos", seguido pelo rival Inter, com 19,4%. O Atlético-MG tem 17,2%, e o Santa aparece com 16,3%. O Atlético-PR fecha o Top 5, com 15,7%.

O Sport tem a 8ª mais fanática, com 13,1%, entre as torcidas do Corinthians (7º, com 14,2%) e do Flamengo (9º, com 12,7%). Em números absolutos, cariocas e paulistas lideram, já que têm as maiores massas do Brasil. A média nacional foi de 12,3% de fanáticos.

O Náutico não aparece discriminado na pesquisa, entrando no rol dos "outros". Só 18 times foram nominados no resultado da pesquisa. O pior colocado foi o Fluminense, com 7,2%.

Os times baianos são os outros nordestinos a aparecem na pesquisa. O Bahia é o 12º, com 11% de sua torcida se classificando como fanática. O Vitória é o 14º, com 9,4%.

A pesquisa divulgada ontem relacionou o percentual de torcedores que se disseram fanáticos dentro do universo da torcida de cada clube. Os pesquisadores dividiram os torcedores em quatro categorias (decrescentes): fanáticos, torcedores, simpatizantes e indiferentes.

Grau de envolvimento da torcida com o time


Grau de envolvimento da torcida com o time / Crédito: Pluri Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário