quarta-feira, 23 de março de 2016

Agentes de Saúde do Cabo farão treinamento de combate à sífilis

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, entre os dias 30 e 31 deste mês, uma série de treinamentos com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Rede de Atenção Básica para o combate à sífilis. A atualização será realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio das coordenações de DST/AIDS, Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, o intuito do curso é atualizar os ACSs para que eles divulguem em suas áreas de atuação a importância do exame preventivo contra a sífilis nas mulheres grávidas. Durante a gestação, pode ocorrer a sífilis congênita (passada de mãe para o filho). “O maior acometimento na gravidez ainda é a sífilis, que pode causar aborto, apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés e, mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes”, explicou.
Giselle disse ainda que um dos maiores problemas durante o tratamento contra a doença ainda é tratar do parceiro. “As futuras mamães fazem todo o tratamento, mas acabam sendo reinfectadas pelo companheiro durante a gravidez. É preciso conscientizar os parceiros também sobre a importância da prevenção e tratamento”, finalizou.
Confira a programação dos treinamentos:
– Dia 30/03 – 8h – Escola Modelo da Charneca – Agentes de Saúde da Regional IV
– Dia 30/03 – 13h30 – Escola Modelo de Ponte dos Carvalhos – Agentes de Saúde de Pontezinha e Ponte dos Carvalhos
– Dia 31/03 – 8h – Centro Administrativo Municipal – Agentes de Saúde da Regional  I e Praias.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo 
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário