quarta-feira, 30 de março de 2016

Cabo promove Campanha de Vacinação Animal neste sábado

vacina-antirrabica-fotojoaobarbosa-1-A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar no próximo sábado (02/04), um dia de vacinação de animais em adesão à Campanha Nacional. Os donos de cães e gatos poderão levar seus animais para participarem gratuitamente da campanha, no horário das 8h às 16h. Cerca de 30 Postos de Saúde estarão disponíveis para a ação, organizada pelo Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a fim de garantir o controle da Raiva.
De acordo com o coordenador da ação, Sérgio Rocha, todo animal com mais de três meses deve ser vacinado. “A vacina não tem contraindicação e é gratuita. Além disso, a Raiva mata e só a vacina que pode proteger os animais e a família dos donos”, explicou.
RAIVA – A Raiva é uma doença contagiosa, que não tem cura e mata. Só a vacina previne. Ela acomete animais como cães, gatos e também o homem. É causada por um vírus transmitido pela saliva de um animal contaminado quando morde, arranha ou lambe ferimento ou mucosa de outro animal ou pessoa. Os principais transmissores da raiva para o homem são os cães e gatos. Entre os sintomas da Raiva no animal estão a agressividade ou tristeza, a dificuldade de engolir, paralisia das partes traseiras, latido diferente do normal e a boca aberta e babando.
A vacina deve ser dada anualmente e o animal não deve ficar solto nas ruas. Em casos de agressão por algum animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Se possível, manter o animal em observação por dez dias. Qualquer mudança no comportamento dele deve ser informado ao posto.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário