sábado, 26 de março de 2016

Espetáculos da Paixão de Cristo emocionaram moradores e turistas no Cabo


A Sexta-feira Santa no Cabo de Santo Agostinho contou com a encenação da Paixão de Cristo em três localidades, Ponte dos Carvalhos, Gaibu e Pontezinha. Os espetáculos, que remontaram a história da crucificação, morte e ressurreição de Cristo, tiveram o apoio da Prefeitura do Cabo. Milhares de moradores e visitantes prestigiaram os eventos, abertos ao público.

Em Ponte dos Carvalhos, a tradicional “Paixão da Ponte” emocionou uma multidão de fiéis, na noite dessa sexta-feira, no pátio do Centro Social Urbano (CSU) do Loteamento Nova Era. O espetáculo é realizado pela Sociedade Teatral e Cultural Nação Divina com o apoio da Prefeitura, Governo do Estado e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local durante toda a encenação para garantir a segurança da população.
Ao todo, 110 pessoas estiveram envolvidas no espetáculo, entre atores, figurantes e técnicos. A peça teve cerca de 1 hora e 45 minutos de duração. “É importante passar para as pessoas a história de Jesus e o que ele buscou pregar na terra. Através da peça, tentamos mostrar a forma como Cristo nos amou, para que possamos amar uns aos outros”, disse Jorge José, que interpretou Jesus Cristo.

Emoção não faltou também entre o público que assistiu a Paixão de Cristo de Pontezinha, realizada no salão da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. A peça, que tem duração de duas horas, tem um diferencial, o elenco é formado por crianças e adolescentes da própria comunidade. São cerca de 70 crianças e apenas dez adultos que auxiliam. O espetáculo foi dirigido por Humberto Pazzanese, que coordena a Pastoral da Comunicação da Paróquia.
A estudante Carolina Campelo, parabenizou a iniciativa da Paróquia em realizar o espetáculo. “É uma atividade muito importante para toda a comunidade. A peça retrata o que Jesus passou por nós há mais de dois mil anos atrás”, comentou ela. “A comunidade participou e esteve presente ajudando em todas as etapas. Realizamos outras peças durante o ano, como uma forma das crianças e adolescentes voltarem a ter uma atividade lúdica na Paróquia”, afirmou o Pe. Gilson Batista. Alexandro Vasconcelos, coordenador do grupo de teatro Cristão Rei do Palco, enfatizou que o objetivo maior desse trabalho não é exibir grandes espetáculos, mas, através do teatro poder evangelizar as crianças e o público. “É uma forma de estar na igreja, na palavra de Cristo”, disse. A Paixão de Cristo de Pontezinha será reencenada neste domingo de Páscoa (27/03), com entrada gratuita.

Na Praia de Gaibu, quase não sobrou espaço na orla para a multidão que aguardava ansiosamente para ver o espetáculo “A Força da Paixão” Tendo a praça e as pedras como cenário, o Grupo Cultural Cabo de Santo Agostinho (GRUCSA), em parceria com a Associação de Moradores da localidade e apoio da Prefeitura, encenou a Paixão em 11 cenas.  A história foi contada por um elenco de 80 pessoas, entre atores, bailarinos, coreógrafos e religiosos do coral.
De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, esses espetáculos já se tornaram uma tradição no município. “São eventos muito importantes na cidade, que atraem pessoas até de outras cidades. A prefeitura faz questão de apoiar essas iniciativas, que trazem mensagem de paz e fé”, afirmou.
Texto: Thays Lorena – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário