terça-feira, 1 de março de 2016

Multidão lota Centro do Cabo em busca de emprego em Suape

A falta de oportunidade de trabalho e a grande quantidade de pessoas desempregadas fizeram cerca de cinco mil pessoas se reunirem, no início da manhã desta terça-feira (1º),  no Centro do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, para entregar currículos. A movimentação aconteceu após informação do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), de que empresas sediadas no Porto de Suape deverão abrir vagas a partir do dia dia 15 de abril.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Refinaria de Abreu e Lima, mas não obteve retorno. Ela seria a responsável pela abertura das vagas.

O sindicato ainda não sabe quantas vagas serão abertas nem para quais setores. Mesmo sem informações precisas, os interessados nas possíveis oportunidades de empregos partiram em busca de uma chance de, ao menos, apresentar o currículo.
Cerca de cinco mil pessoas entregam currículos à sindicato no Cabo, PE (Foto: Danilo César/ TV Globo)

Teve  gente que chegou à noite da segunda-feira (29) e dormiu no local.  “Cheguei aqui às 23h de ontem. Cheguei mais cedo, antes do pessoal. Mesmo chegando neste horário, tinha muita gente já”, contou Luiz Carlos Júnior.

Desempregado há um ano, ele diz que é a esperança que o move. “Precisando muito, acabei de ter filho também, estou aí na correria para ver se consigo”. Luiz só conseguiu entregar o currículo na manhã desta terça-feira. Os documentos foram recebidos até as 10h.

Segundo o diretor do Sintepav-PE, Rogério Rocha, o objetivo da mobilização é montar um cadastro com mão de obra local. “As empresas que se estabelecerem aqui vão ser obrigadas a fichar o pessoal de Pernambuco. A média de desemprego aqui é de um ano, um ano e meio, dois anos, e não é justo deixar que venha gente de fora”, explicou.
De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil bateu os 9% no período que corresponde agosto a outubro de 2015. Sendo a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012.

Em Pernambuco, a instituição indicou uma taxa de 11,2% entre julho a setembro do ano passado. O que equivale a 468 mil pessoas desempregadas. São 97 mil pessoas a mais de volta ao mercado de trabalho se comparar ao segundo trimestre de 2015 – abril a junho – com um índice de desocupação alcançando 9,1% (371 mil). O Sintepav-PE afirma que eram 38 mil trabalhadores empregados no complexo portuário. Neste ano, são apenas 940 pessoas.

Fonte: G1-PE 
Foto: Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário