sexta-feira, 4 de março de 2016

Projeto Livros Livres espalhou centenas de livros pela cidade do Cabo

Livros_Livres_01RandyAugustoO projeto “Livros Livres” do Governo do Estado aportou nesta sexta-feira (04/03), no Cabo de Santo Agostinho. Cidadãos cabenses foram surpreendidos ao verem livro espalhados por diversos locais públicos. Promovido pela Coordenadoria de Literatura da Secult-PE, a ação foi realizada em diversos pontos da cidade, tendo início na Praça da Estação Ferroviária, no Centro, passando pelas Praças Ministro André Cavalcanti (Prefeitura Antiga) e Théo Silva.
Livros_Livres_04RandyAugustoO objetivo do projeto é o estimulo ao hábito da leitura, tomando como referência o conceito do bookcrossing, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para mais pessoas o lerem. A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer.
Durante toda manhã, cerca de 100 livros foram espalhados, transformando a cidade numa verdadeira biblioteca, para que o maior número de pessoas possa ter o hábito de ler em vez de manterem os livros parados nas suas estantes. Desta forma, o acesso à cultura e especificamente a leitura torna-se verdadeiramente universal. Dentre as publicações que foram espalhadas estão doações do Funcultura, da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e de participantes do Escambo de livros, outra iniciativa da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE, além dos títulos vencedores da primeira e segunda edição do Prêmio Pernambuco de Literatura.
Livros_Livres_03RandyAugustoTodas as publicações foram etiquetadas, indicando que são “livros livres”. Isso significa que qualquer pessoa que passou por algum local aonde foi deixada as publicações e encontrou um livro “esquecido”, pode pegá-lo e lê-lo. Depois, basta deixá-lo em outro local público da cidade, para que outras pessoas possam também encontrá-lo. A proposta do Livros Livres é “libertar” obras literária em locais públicos. Isso faz com que as obras circulem livremente, atingindo um público ainda maior, ampliando o acesso à literatura.
“Queremos passar esse estímulo para as pessoas, muitas vezes o objeto livro, não é algo do imaginário das pessoas, queremos que essa literatura circule e que as pessoas criem esse hábito de leitura”, comentou o coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Wellington de Melo. Até agora, mais de quatro mil livros foram libertados em quase 30 municípios de Pernambuco.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário