quinta-feira, 31 de março de 2016

Município realiza ação em combate à tuberculose


Uma ação especial de combate à Tuberculose foi realizada na Unidade de Saúde Básica de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, nessa quarta-feira (30/03). A atividade fez alusão ao Dia Mundial do Combate à Tuberculose, comemorado no último dia 24, e teve como objetivo orientar a população sobre a prevenção, cuidados, sintomas e a importância do exame para detectar a doença. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Tuberculose do município.
De acordo com uma das responsáveis pela ação, Lígia Leite, foram distribuídos folhetos informativos e houve palestras com o tema. “Este foi um momento muito importante para que a população haja como multiplicadores da informação e possa ficar de olho em casos suspeitos”, explicou. Para a coordenadora do Programa de Tuberculose do Cabo, Vanessa Carneiro, é uma luta diária contra essa doença. “A população precisa saber que não existe local sem tuberculose, por isso a necessidade de tratá-la e manter os cabenses sempre informados”, disse.
A DOENÇA – Tuberculose é uma doença curável e com tratamento gratuito que afeta, principalmente, os pulmões, existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. Pernambuco é a terceira capital em taxas de incidência e a primeira em números de óbitos ocasionados pela tuberculose no Brasil. A cada abo são registrados, em média, 4,5 mil novos casos no Estado, desses, 350 resultam em morte.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário