quarta-feira, 30 de março de 2016

Prefeitura realiza atualização sobre Sífilis Congênita para Agentes de Saúde

treinamentoacs-fotojoaobarbosa-3-A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (30/03), uma ação de sensibilização com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Rede de Atenção Básica no combate à sífilis durante a gravidez. A atualização será realizada até esta quinta (31), e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, por meio das coordenações de DST/AIDS, Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente.
treinamentoacs-fotojoaobarbosa-2-De acordo com a coordenadora da Política de DST/Aids, Lúcia Cristina Buarque, a atualização serve para mostrar a importância da prevenção, uma vez que os ACSs já tem uma intimidade com a família, e podem trazê-los aos postos para fazer o teste rápido”, explicou.
A coordenadora de Saúde da Mulher do Cabo, Giselle Paiva, disse que um dos maiores problemas durante o tratamento contra a doença ainda é tratar do parceiro. “As futuras mamães fazem todo o tratamento, mas acabam sendo reinfectadas pelo companheiro durante a gravidez. É preciso conscientizar os parceiros também sobre a importância da prevenção e tratamento”, finalizou.
Nesta quinta-feira (31/03), às 08h, a palestra será no Centro Administrativo Municipal (CAM), para os Agentes de Saúde da Regional I e Praias.
SÍFILIS CONGÊNITA – A doença é passada de mãe para o filho e pode causar aborto, apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés e, mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário