quarta-feira, 30 de março de 2016

Moradores de Tapugi de Baixo concluem curso de agricultor orgânico

Encerramento_Curso_Agricultor_Organico_02JulianaDiasA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Governo Federal, concluiu, nesta terça-feira (29/03), mais um curso oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. Desta vez, moradores do Engenho Tapugi de Baixo foram contemplados com a iniciativa.
Encerramento_Curso_Agricultor_Organico_05JulianaDias
De acordo com o gerente de Proteção e Atenção Básica, Márion Fraz, o curso profissionalizante, que durou cerca de três meses (36 horas teóricas e 144 horas práticas), promoveu aos moradores do Engenho Tapugi de Baixo a oportunidade de se tornar um Agricultor Orgânico.  Sendo ministrado pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as atividades eram divididas entre conhecimentos teóricos da língua portuguesa e de alimentos orgânicos, para que os próprios alunos pudessem iniciar o plantio.
Através da Acessuas, da Secretaria de Programas Sociais, moradores do local com idade entre 16 e 59 anos realizaram o cadastro para a pré-matrícula. Para Aurecine Paes, coordenadora adjunta do Pronatec Mulheres Mil, essa parceria foi fundamental para a realização do curso. “Poder contar com a Prefeitura do Cabo proporcionou esta grande realização, pois foi através dessa junção que conseguimos concluir mais uma turma” disse.
A aula de encerramento aconteceu na Associação dos Moradores do local, onde os alunos se reuniam para as aulas teóricas. Na ocasião, representantes do Pronatec e Acessuas trocaram experiências com os alunos sobre o curso. “Foi muito bom, conhecemos bem melhor os alimentos, além de ter a prática de plantar”, comentou a aluna Gisele. Os alunos ainda visitaram a horta, colhendo alimentos como rúcula e coentro, para presentear os representantes do Pronatec e da Prefeitura que prestigiaram a aula.
Para finalizar, os alunos ofereceram um almoço em forma de agradecimento e satisfação pelo curso. Além de obter o aprendizado do plantio e colheita, a turma também semeou desde o início do curso a união do trabalho, com o objetivo de aprender em conjunto e obter bons resultados.
O secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, destacou a importância de acolher estes cursos no município. “Após a conclusão deste, iremos realizar a formatura junto a outras turmas em junho. A Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria de Programas Sociais, tem firmado parcerias com o Pronatec para receber cada vez mais cursos, oferecendo oportunidades para toda população do município”, enfatizou.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário