sexta-feira, 25 de março de 2016

Grupo de idosos realiza apresentação cultural em Garapu


Música, cordel e teatro marcaram uma apresentação cultural alusiva à Semana Santa, promovida pelo Grupo de terceira idade Mensageiros da Paz, do Cabo de Santo Agostinho, na última quarta-feira (23/03). O evento foi gratuito e aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, no Loteamento Garapu. A iniciativa foi do próprio grupo, que é integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila Roca. A Secretaria Municipal de Programas Sociais apoiou a atividade.
As apresentações tiveram início com o Cordel de Páscoa, recitado por integrantes do Grupo Mensageiros da Paz. O Cordel foi escrito pelo ator e instrutor da oficina de teatro, Flávio Alves, e fez uma reflexão sobre o verdadeiro símbolo pascal. Além disso, o público pôde ouvir e cantar com o coral Mensageiros da Paz que, sob a regência da professora de música Cristiane Machado, levou ao público canções que falavam de fé, amor e sabedoria.
O monólogo Dilema de um Fumante deu encerramento à tarde de apresentações. O espetáculo, que pertence ao grupo ConsuArte, tem como protagonista o instrutor Flávio Alves e direção de Lugg Alves. Um mesmo ator com cinco personagens diferentes envolveu a plateia e mostrou consequências físicas e sociais do uso do álcool e do cigarro.
Integrante do Grupo Mensageiros da Paz há dois anos, a dona de casa Maria das dores da Silva, 79 anos, falou da sua alegria em fazer parte das atividades oferecidas no CRAS e em ver o trabalho sendo apresentado ao público. “Sempre participei de grupos de terceira idade. Há dois anos faço parte do Grupo no CRAS da Vila Roca e acho muito bom”, disse.  “As apresentações de hoje vêm mostrar para as pessoas que não é porque estamos envelhecendo que não podemos participar das atividades”, ressaltou.
Segundo o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fraz, a iniciativa de promover o evento foi fundamental para mostrar um pouco das atividades que são desenvolvidas com os grupos do serviço de convivência do município. “O Secretário Ronaldo Santos e toda a equipe da Secretaria de Programas Sociais primam pela garantia de direitos dos cidadãos. Em todo o município temos desenvolvido trabalhos que atendem a públicos de todas as idades”, disse. “Queremos parabenizar o grupo Mensageiros da Paz, aos instrutores e ao grupo ConsuArte pelas apresentações”, acrescentou.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Repórter Estagiária da SMPROS/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário