segunda-feira, 21 de março de 2016

Audiência do MPPE no Cabo debate melhorias na Atenção Básica à Saúde

Audiencia_Publica_Ministerio_Publico_Regioes_Matasul_Metropolitana_06RandyAugustoO município do Cabo de Santo Agostinho sediou, na manhã desta segunda-feira (21/03), uma audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Solicitado pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do município, promotora Alice Morais, e pelo coordenador do Caop Saúde, promotor de Justiça Édipo Soares, o evento buscou debater melhorias na rede de Atenção Básica à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul. A audiência foi realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.
Audiencia_Publica_Ministerio_Publico_Regioes_Matasul_Metropolitana_02RandyAugustoA audiência pública teve o intuito de definir ações e medidas a serem adotadas pelos Poderes Públicos presentes, visando a garantia da assistência básica de saúde dos usuários do SUS/PE que deles necessitem. A reunião também tem como finalidade prestar esclarecimentos e permitir a manifestação de todos os secretários de Saúde dos municípios envolvidos e de quem estivesse interessado.
A mesa de abertura foi composta pelos promotores Édipo Soares e Alice Morais; pelos prefeitos José Ivaldo Gomes – Vado (Cabo), Hely José de Farias (Rio Formoso) e Severina Moura (Primavera), além do secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon. Segundo a presidente da audiência, promotora Alice Morais, apesar das providências emergenciais já adotadas pelos gestores, o quantitativo de atendimentos e leitos para os pacientes serem atendidos mostra-se insuficiente para atender a demanda existente.
Audiencia_Publica_Ministerio_Publico_Regioes_Matasul_Metropolitana_07RandyAugustoO prefeito Vado agradeceu o momento e ressaltou a importância dele. “Essa nossa discussão hoje é só o começo de tudo que pode ser melhorado. Sabemos das dificuldades que o País enfrenta, porém não podemos deixar de prestar um serviço de qualidade aos nossos munícipes”, disse. “Atualmente temos três hospitais de referência aqui no município, que são o Hospital Infantil, o Mendo Sampaio e a Maternidade Padre Geraldo, porém, estamos com dificuldades em atender a tantas demandas, porque, além da nossa cidade, recebemos pacientes de diversos municípios vizinhos, inclusive da capital Recife”, explicou o secretário Ricardo Marlon.
Audiencia_Publica_Ministerio_Publico_Regioes_Matasul_Metropolitana_03RandyAugustoAo final, ficou deliberado que cada município presente irá se reunir com sua equipe de saúde e elaborar propostas, a serem apresentadas novamente em um próximo encontro num prazo de 30 dias. Participaram da audiência os municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Gameleira, Palmares, Primavera e Ribeirão, além da Secretaria de Saúde do Estado, gerentes das regionais da Secretaria de Saúde do Estado (Geres) e promotores.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário