sábado, 19 de março de 2016

População de Jussaral comemora reforma e ampliação de posto de saúde


Os moradores do distrito de Jussaral, situado a cerca de 60 km do Centro do Cabo de Santo Agostinho, estão em festa. É que a Prefeitura entregou, na tarde desta sexta-feira (18/03), o Posto de Saúde da Família totalmente reformado e ampliado. O equipamento não recebia melhorias desde o ano de 1993.
O posto de Jussaral, que atende 2 mil famílias, ganhou nova pintura, mobília e computadores; recuperação das instalações elétrica e hidráulica; pisos e telhados novos; espaço para acomodar melhor os pacientes à espera de consultas; sala de curativo, farmácia, despensa, três banheiros (incluindo um adaptado a pessoas com deficiência), e ainda salas da enfermeira e de repouso para o motorista da ambulância. Além disso, foram reformados os consultórios do médico e do dentista, e a sala de vacinação.
O médico Carlos Romero se emocionou durante a entrega do posto. “Eu trabalho nesta unidade há 20 anos, e desde então nós, funcionários, e os moradores lutamos para receber a população dignamente. O posto estava precisando de muitas melhorias. Não foi por falta de pedido aos antigos gestores, não foi por falta de necessidade. Foi por falta de decisão política. Por isso agradeço ao prefeito Vado pela decisão política de fazer com que esse sonho de tantas pessoas se tornasse realidade”, declarou. O gerente da Atenção Básica, Anderson Nunes, acompanhou todas as etapas da reforma e ressaltou a importância de a comunidade também zelar pelo equipamento. “Foi uma luta árdua, mas a comunidade agora pode comemorar mais esta conquista”, frisou.
“A gestão do prefeito Vado sempre teve a preocupação de melhorar a qualidade de vida da população de Jussaral. Pavimentação de ruas, revitalização de praças, reforma da escola e do CRAS foram algumas das ações realizadas com esse intuito”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Marlon, representando o prefeito José Ivaldo Gomes (Vado) no evento.
Ele ressaltou o empenho da gestão em melhorar as estruturas das unidades de saúde de diversos bairros. “Mesmo nesse momento de crise, o prefeito tem se esforçado em realizar melhorias em todo o município. Conseguimos reformar e ampliar mais de 20 postos”, acrescentou Marlon, acompanhado de vários secretários e da chefe de gabinete do prefeito, Juciara Barbosa.
Moradores e agentes de saúde também prestigiaram o ato, além dos funcionários do posto. Antes do descerramento da placa inaugural, o padre José Araújo Junior, vigário da Paróquia São José, fez uma oração em agradecimento à iniciativa da Prefeitura.
“Antes, a gente não tinha onde se sentar para aguardar a nossa vez nas consultas. Agora temos um local apropriado, com bancos e dentro do posto. A comunidade está muito feliz com essa vitória. Esperávamos por isso há anos”, comentou Marleide Virgínia, 37, usuária da unidade de saúde.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário