quinta-feira, 3 de março de 2016

Cabo recebe o projeto ‘Livros Livres’ nesta sexta-feira

A população do Cabo de Santo Agostinho, irá se deparar com um cenário diferente nesta sexta-feira (04/03). Trata-se do projeto “Livros Livres”, promovido pela Coordenadoria de Literatura da Secult-PE. Centenas de publicações estarão disponíveis, a partir das 6h, na Praça da Estação Ferroviária, no Centro, para que o público leitor tenha acesso livremente às obras. A atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer. O serviço é gratuito.
Os Livros Livres é uma ação iniciada no Festival de Inverno de Garanhuns de 2012 e toma como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para mais pessoas o lerem. Com livros doados pelo Funcultura e pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e devidamente etiquetados com um selo explicativo, a proposta é incentivar as pessoas a deixar livros em lugares públicos e transformar a cidade em uma grande biblioteca.
Vários livros de diversos gêneros, entre poesia, romances, contos, clássicos da literatura brasileira, entre outros, estarão livres para leitura. Todas as publicações estarão devidamente etiquetadas, indicando que são “livros livres”. Isso significa que qualquer pessoa que estiver circulando pelo local e encontrar um livro “esquecido”, pode pegá-lo e lê-lo. Depois, basta deixá-lo em outro local público da cidade, para que outras pessoas possam também encontrá-lo. Isso faz com que a os livros circulem livremente, atingindo um público ainda maior, ampliando o acesso à literatura.
Texto: Secom | Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário