quinta-feira, 21 de abril de 2016

Biblioteca Joaquim Nabuco completa 75 anos de fundação


A Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, localizada no centro do Cabo de Santo Agostinho, comemorou, nessa quarta-feira (20/04), seus 75 anos de fundação com uma programação repleta de atividades. Com o tema Bibliotecas Públicas: espaço de reflexão e prática, o evento foi voltado a estudantes e população em geral. Foram realizadas palestras, apresentações musicais, de dança e de poemas sob a apresentação da coordenadora da biblioteca, Erenir Paixão.
Dentro da intenção de propiciar uma biblioteca ativa integrando as diversas formas de artes, os alunos coordenados pela Professora Evânia Copino, da Escola Modelo Antônio Benedito da Rocha, participaram do evento com uma apresentação musical. Outro grupo convidado o Metanoia, da Igreja Batista Viva Apostólica do Recife, que mostrou uma coreografia de dança de rua. Ainda houve a palestra da bibliotecária Marta Diniz, coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Pernambuco (SBPE) e funcionária da Biblioteca Estadual de Pernambuco, localizada no Recife.
A coordenadora da SBPE elogiou o trabalho realizado pela equipe da biblioteca do Cabo. “O que mais trabalhamos é que a biblioteca seja um espaço vivo com a participação de artistas da comunidade, poetas e ocupação do espaço com teatro, música e danças, de forma que as artes e a cultura estejam integradas à leitura. Nós temos uma relação muito boa com a equipe da biblioteca e nós queremos que esses eventos aconteçam com mais frequência, pois estimulam as outras bibliotecas a perceberem que é possível fazer”, destacou. A parceria entre a biblioteca e a SBPE já rendeu uma semana comemorativa dos 150 anos do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, em 2015.
“Quero parabenizar a biblioteca pelos 75 anos e por ela ser este espaço vivo, que proporciona a leitura de universos diversos. Parabéns também à equipe que organizou uma programação ampla durante o ano incentivando a literatura e a arte”, comentou a assessora especial  da Secretaria Municipal de Educação, Nelma Oliveira.
O integrante da Academia Cabense de Letras (ACL) e membro da biblioteca, Natanael Lima, falou a importância do espaço para a cidade do Cabo. “Aqui neste lugar reuniram-se grandes autores locais, como os que participavam do Grêmio Literário Cabense, a exemplo de Zeca Plech e Antonino Júnior, além da presença da escritora Celina de Holanda”, lembrou.
Na manhã comemorativa, em um momento de descontração e participação interativa dos estudantes da escola Municipal Cláudio Gueiros, o multi artista e também imortal da ACL, Ivan Marinho, recitou um poema. A dirigente da Escola Cláudio Gueiros, Grasielle Cavalcante, destacou como os estudantes e outros leitores são recebidos na biblioteca. “Só tenho elogios. Nós chegamos lá e sempre somos recebidos com um sorriso ou um abraço. Quando fomos pela primeira vez para um sarau da biblioteca, os estudantes não queriam mais sair de lá. Desde então, a cada evento nós temos que alternar as turmas, pois todos querem ir”, destacou a gestora.
A biblioteca Joaquim Nabuco foi fundada em 17 de abril de 1941, através do Decreto Lei nº 08, pelo então prefeito Dr. Manuel Clementino Cavalcanti de Albuquerque. O espaço conta atualmente com uma equipe de nove profissionais e um grande acervo. Saiba mais sobre a biblioteca acessando https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipalJoaquimNabuco/ .
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: João Barbosa (PMCSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário