segunda-feira, 11 de abril de 2016

Prefeitura realiza oficinas com mães de alunos da Educação Especial

A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho iniciou na última semana oficinas com as mães de alunos especiais da Escola Municipal José Alberto de Lima (CAIC), situada no bairro da Torrinha, que estudam no 2º segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A finalidade do trabalho é sensibilizar as genitoras sobre a importância da inclusão com os estudantes sem deficiência, visto que anteriormente os filhos estudavam desde o Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma turma composta somente por alunos especiais.
A oficina foi ministrada pela doutora em Pscinálise, Jô Bevenuto, que durante toda a tarde da quinta-feira (07/04) realizou atividades práticas voltadas à inclusão. Inicialmente, a doutora solicitou às mães que se dispusessem em círculo e dessem as mãos representando união do grupo. Depois entregou-lhes pinos de boliche os quais representavam seus filhos. O intuito era que todas permanecessem com os pinos até o final da atividade e verbalizassem o que os filhos representam para elas, relatando suas experiências cotidianas.
Em seguida, foram distribuídas duplas de bonecos para que fossem analisados se eram iguais entre si ou diferentes. Com a atividade, pretendeu-se demonstrar que todas as pessoas são diferentes entre si e precisam interagir com o outro. Neste momento, todos os presentes puderam compartilhar momentos da vida que lhes entristeceram e como puderam superar tais adversidades. A oficina terminou com um abraço coletivo entre as mães e técnicos da Secretaria de Educação.
O encontro foi aprovado por todas as participantes, que comentaram sobre a importância da Secretaria de Educação se aproximar cada vez mais delas. A assessora especial da Secretaria, Nelma Oliveira, comunicou que os encontros serão periódicos. “Depois do segundo momento com as mães, almejamos realizar oficinas com os pais dos alunos que não possuem deficiência e com os próprios estudantes”, destacou a assessora. “Estamos muito satisfeitas com o encontro, que superou nossa expectativa. Não nos restam dúvidas que nosso próximo encontro será ainda mais dinâmico e prazeroso”, finalizou.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Arquivo SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário