segunda-feira, 4 de abril de 2016

Guarda Ambiental resgata 33 animais silvestres

GMA_Apreensao_Animais_Silvestres01_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem realizado diversas fiscalizações na área ambiental com o objetivo de repreender irregularidades. No último sábado (02/04), a Guarda Ambiental realizou fiscalizações no Engenho Santa Helena. Ao todo, 33 pássaros das espécies sanhaçu, sabiá e bem-te-vi foram resgatados. A iniciativa é do Grupamento Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
GMA_Apreensao_Animais_Silvestres02_RandyAugustoDe acordo com o guarda ambiental Gileno Heleno, os animais foram resgatados em uma casa cujos donos os mantinham presos para comercializá-los em feira livre. Dos pássaros resgatados, três não conseguiram sobreviver e cinco fugiram. Os demais foram levados ao Centro Administrativo Municipal (CAM), onde estão recebendo cuidados e alimentação e serão postos em liberdade nas unidades de conservação do município.
“Vale ressaltar que a criação e o comércio de animais silvestres sem licença é considerado crime”, comentou o guarda Gileno. De acordo com a lei 9.605/98, quem oferece dano à fauna silvestre comete crime sujeito à apreensão, multa e detenção de seis meses a um ano.
GMA_Apreensao_Animais_Silvestres400X300_RandyAugustoOs pássaros foram resgatados após denúncia anônima. Qualquer cidadão pode colaborar com o resgate de animais silvestres no município do Cabo, acionando a Secretaria de Meio Ambiente. Em casos de denúncia ou informações adicionais entrar em contato pelo telefone 3521-6681.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário