quinta-feira, 28 de abril de 2016

CRAS Pontezinha promove encontro de Rede Socioassistencial

O Centro de Referência da Assistencial (CRAS), em Pontezinha, no Cabo no Cabo de Santo Agostinho, promoveu nessa quarta-feira (27/04) um encontro de Rede Socioassistencial.  Representantes dos segmentos da saúde, educação e segurança se reuniram no Centro Cultural Mestre Goitá, também em Pontezinha, para junto com a equipe técnica do CRAS, ampliar o debate sobre as questões sociais relativas ao público local. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
De acordo com a coordenadora dos CRAS do município, Márcia Félix, a Rede Socioassistencial é um importante núcleo de debate, onde os atores envolvidos em trabalhos com a sociedade podem avaliar o ambiente e fazer diagnósticos das demandas sociais locais como situações de vulnerabilidade e riscos para os indivíduos. É através dela que são planejadas as ações e dados os encaminhamentos para a solução das demandas apresentadas.
Segundo a psicóloga, Aurelina Ramos, do CRAS Pontezinha, cada localidade tem problemáticas diferenciadas e demandas específicas. “Nestes encontros podemos refletir sobre a realidade social em que vivemos, e, a partir daí, junto com todo o grupo encontrar um caminho para solucionar os problemas encontrados, dentro do que é pertinente a cada serviço”, disse. “Nesta comunidade, identificamos uma problemática que é a exploração do trabalho infantil, e o uso de drogas por crianças, jovens e adolescentes, e diante disso, é preciso discutir meios para atender a esse público e tirá-los da situação de risco e vulnerabilidade em que se encontram”, avaliou.
Márcia Félix explicou que é fundamental promover os encontros periódicos com os membros da rede socioassistencial. “As reuniões tem uma sistemática para acontecer. Na rede temos atores da área de saúde, segurança, educação, assistência social, ONG’s, conselhos e lideranças comunitárias, envolvidos em trabalhos com a população. Entendemos que o trabalho em rede possibilita a troca de informações, facilita a integração entre esses atores e nos permite fazer um trabalho que aproxima a população com os serviços”, enfatizou. “Este trabalho está sendo realizado nos CRAS de toda a cidade envolvendo não apenas os serviços e ações previstas para as esferas regionais, mas também multiplicado para a esfera municipal”, destacou.
SERVIÇO:
O CRAS Pontezinha está localizado na Avenida Conde da Boa Vista, nº 26, às margens da BR- 101. Telefone: (81) 3302-3035.

Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário