quinta-feira, 21 de abril de 2016

Moradores do Engenho Pau Santo concluem curso de apicultor

IMG-20160419-WA0017Moradores do Engenho Pau Santo, no Cabo de Santo Agostinho, concluíram, nessa terça-feira (19/04), o curso de Apicultor. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso de apicultor ofereceu aos moradores da localidade a oportunidade de ampliar conhecimentos e desenvolver novas habilidades na área.
IMG-20160419-WA0007
Durante os três meses de curso, os participantes tiveram a chance de assistir às aulas teóricas e práticas, onde puderam aprender sobre as espécies de abelhas nativas, assim como o modo de captura, multiplicação de enxames, instalação de apiários e manuseio dos produtos derivados. As aulas foram ministradas pelo professor e Zootecnista, Nelson Bahia do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), ligado à UFRPE.
A dona de casa, Clenilda Rodrigues, 32 anos, participou do curso e aprovou. “Para mim uma abelha era só uma abelha. Hoje vejo a sua importância para o meio ambiente e como podemos usar as técnicas para trabalhar com ela e ganhar dinheiro”, avaliou. Já Stefanny Alves, 26 anos, disse que o curso foi muito proveitoso e deu aos participantes a chance de conhecer coisas novas. “O curso foi maravilhoso. Aprendemos muitas coisas sobre a apicultura”, disse.
images
A assistente Social do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), Nayra Barros, parabenizou os concluintes do curso e ressaltou a importância da qualificação profissional. “Os cursos do Pronatec buscam oferecer o empoderamento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, através da capacitação profissional. A proposta em trazer o curso de Apicultor para os moradores do Engenho Pau Santo, está relacionada com o perfil geográfico do lugar e o potencial para o desenvolvimento da atividade, podendo oferecer aos moradores locais a oportunidade de desenvolver uma nova atividade econômica”, destacou.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária –SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário