quarta-feira, 27 de abril de 2016

Secretaria de Saúde orienta adolescentes sobre sexualidade

IMG-20160427-WA0007Com o objetivo de discutir a sexualidade na adolescência, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na segunda-feira (25/04), uma palestra para debater o tema. A ação aconteceu na Escola Municipal Conde da Boa Vista, em Pontezinha, e contemplou cerca de 80 meninas, com idade entre 12 e 16 anos.
A iniciativa faz parte de um projeto que envolve as coordenações de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e o Programa Saúde nas Escolas, visando prevenir a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis, orientando as meninas sobre as mudanças do corpo feminino e os tipos de métodos contraceptivos, além de divulgar o serviço de hebiatria (especialista em adolescentes), disponível na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, este é um projeto que vai se estender em todo o município, alertando sobre os perigos da gravidez na adolescência e as doenças que podem ser transmitidas sem a proteção adequada. “É um assunto delicado, mas temos que orientar que gravidez precoce tem riscos e apesar de ser corriqueiro, não pode se tornar algo ‘normal’ à sociedade”, explicou.
O secretário de saúde, Gilson Cabral, destaca que o município tem interesse em abrir um Centro de Saúde para os adolescentes. “Este é mais um projeto que fortifica o comprometimento do prefeito Vado em contemplar todos os cabenses com saúde de qualidade”, disse.
“Conhecendo o próprio corpo e suas mudanças, esclarecemos dúvidas que podem evitar uma gravidez não planejada e um planejamento familiar a estas futuras mulheres”, disse a coordenadora da Criança e do Adolescente, Nobélia Duarte.
O serviço de hebiatria funciona na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos. Adolescentes a partir dos 14 anos não precisam de acompanhamento para a marcação o consulta.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário