terça-feira, 26 de abril de 2016

Palestras sobre prevenção ao uso de drogas são realizadas no Cabo


A Secretaria Executiva de Combate às Drogas do Cabo de Santo Agostinho (Secod) continua intensificando seus trabalhos nas escolas públicas e particulares no município. Periodicamente, o órgão realiza palestras sobre a prevenção e o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Nessa segunda-feira (25/04), as atividades contemplaram alunos do colégio Coração de Maria (particular) e professores da escola-modelo Padre Antonio Melo Costa, na Charneca (municipal.
Pela manhã, técnicos da Secretaria estiveram presentes no 9° Encontro Jovem, realizado pelo Colégio Coração de Maria. O evento aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, com o objetivo de trabalhar as temáticas transversais mais abordadas ao decorrer do ano letivo.
Os alunos do fundamental II ao ensino médio tiveram uma manhã de palestras com temas como, “Drogas: Qual o verdadeiro caminho?”, palestra informativa com a proposta de alertar e prevenir o uso de drogas, mostrando quais os efeitos e consequências causados pelas drogas lícitas e ilícitas, que estão presentes no cotidiano dos jovens. As responsáveis por ministrar a palestra foram Deise Alves, gerente de Articulação de Política sobre Drogas, e Daniele Maria, da equipe técnica da Secretaria de Combate às Drogas.
Na ocasião, Deise Alves comentou a importância desta parceria com a instituição privada para o combate às drogas, que é uma questão de saúde pública. “Em reconhecimento ao trabalho executado pela Secod, fomos convidados a participar deste evento. Para nós é uma satisfação poder contribuir para a formação crítica e reflexiva desses jovens que são o presente e o futuro da nossa cidade”, destacou.
Outro tema explanado no encontro foi “As doenças Causadas pela Arbovirose”, vírus transmissor da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Para abordar o assunto, foi convidada Geanine Barros, coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação do Cabo.
“O jovem é um disseminador de informação. Ele chega em sua casa, imbuído das informações adquiridas e ajuda os pais e responsáveis pela residência em que vive a manter o ambiente imune a esse mosquito. Sabemos que a incidência de pessoas acometidas pelas três doenças principais (Zika, chikungunya e dengue) é grande, e quanto mais ficarmos unidos em uma força tarefa para este combate ao mosquito, é melhor para as pessoas e para a cidade”, disse.
Os alunos se fizeram presentes nas palestras, tirando suas dúvidas e dando opinião sobre os temas abordados. “Foi muito importante para mim participar destas palestras, porque serve de certa forma para abrir nossas mentes, e fazer com que a gente enxergue melhor esse assunto. Nem sempre em casa temos o repasse de todas essas informações que adquirimos hoje. A Secretaria de Combate às Drogas deve continuar com esse trabalho, por que cada vez mais vocês podem ajudar jovens como nós”, comentou a aluna Rebeka Ranayra, 16, do 1° ano do ensino médio.
“A palestra sobre o uso de drogas foi muito importante, porque pudemos discutir que não só as drogas ilícitas fazem mal, mas também o álcool e o cigarro são extremamente perigosos na vida das pessoas, causando dependência, trazendo problemas familiares e destruindo as pessoas aos poucos”, avaliou o aluno do José Rafael, 12, do 8º ano.


CHARNECA – À tarde, a Secretaria Executiva de Combate às Drogas realizou mais uma ação de prevenção, com o tema “Meu aluno usa drogas: o que fazer?”. A palestra foi promovida na escola-modelo da Charneca e foi voltada aos professores da unidade escolar. Durante toda tarde, os educadores puderam ouvir relatos, alertas, aprendendo a como lidar com possíveis alunos usuários de drogas e de como trabalhar para a prevenção ao seu uso.
De acordo com a gerente de articulação de politica sobre drogas da SECOD, Deise Alves, a iniciativa de levar a temática da droga aos professores e às escolas do município é de grande relevância. “Às vezes os professores não sabem muito como abordar esse tema em sala de aula, então nosso trabalho é atuar junto às escolas com orientações e esclarecimentos, para que eles também possam ser multiplicadores desse conhecimento”, afirmou.
A professora de língua portuguesa, Edilene Leal, parabenizou a iniciativa. “Nos professores devemos dar nossa contribuição para a melhoria da vida dos alunos, para que eles se conscientizem de que as drogas são um problema de saúde publica”, declarou.
Texto e fotos: Camilla Moura e Thays Lorena – Repórteres estagiárias da Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário