O projeto de diagnose nas escolas com foco no uso de drogas do Cabo de Santo Agostinho, pioneiro no Estado, foi apresentado nesta terça-feira (12/04), em um fórum do grupo ‘Cabo Unido Pela Paz’, que visa promover ações de combate à violência no município. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público de Pernambuco, no Centro.
Durante o fórum, que contou com a presença de líderes comunitários, representantes da sociedade civil, comércio e movimentos sociais, foi apresentado o Projeto de Diagnose nas Escolas, realizado no ano passado por iniciativa da Secretaria Executiva de Combate às Drogas. Foram exibidos dados estatísticos sobre a atual situação do tráfico e uso de drogas no município.
Deise Alves, psicóloga e gerente de Articulação de Políticas de Drogas da Secretaria, comentou que o projeto é inédito, e tem como objetivo conhecer a realidade das drogas tendo como principal meio de informação as escolas. “Através do projeto, podemos praticar ações de combate que possam atender a demanda da nossa cidade”, destacou.
A coordenadora do grupo ‘Cabo Unido pela Paz’ e responsável pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), Nivete Azevedo, falou que a violência é um processo que só pode ser enfrentado com articulação entre os setores e ações contínuas de mobilização. “O fórum ‘Unidos Pela Paz’ tem esse objetivo de estar promovendo essa articulação dos vários setores, para que cada setor possa fazer seu papel”, afirmou.
“É de grande importância essa união entre o Ministério Público com a Polícia Militar, unindo todos os setores nesse combate contra a violência. Estamos tomando iniciativas para tornar essas medidas práticas, com a proposta de levar ao governador a atual situação de violência do Cabo de Santo Agostinho, para que ele volte seus olhos novamente para o município”, declarou o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Pereira.
Para o secretário de Combate às Drogas, Ednei Silva, foi de extrema importância apresentar o Projeto Diagnose nas Escolas no fórum. “Ele serviu como parâmetro para a construção de ações de prevenção e recuperação dos munícipes. Nosso trabalho é muito significativo, pois nosso objetivo é estar articulado com as várias representatividade da nossa cidade para que possamos juntos construir uma cidade melhor”, disse.
A reunião foi finalizada com um debate de articulação para resolver a atual situação de violência em que a cidade do Cabo de Santo Agostinho se encontra.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário