terça-feira, 26 de abril de 2016

Serviço de mamografia itinerante beneficia mulheres no Cabo

examedemama-fotojoaobarbosa-4-A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta segunda-feira (25/04), a realização de mamografias itinerantes pelo município. A ação, destinada a mulheres de 50 a 69 anos, acontece em uma unidade móvel chamada “Amigo do Peito”, da Prefeitura Municipal.
A ação tem como objetivo intensificar a realização do exame no município, oferecendo-o de forma itinerante em várias comunidades, facilitando o acesso das usuárias que necessitam do diagnóstico. O primeiro local a receber o caminhão foi o bairro da Charneca. O resultado será entregue nos postos de saúde da família (PSF’s) da Charneca 1 e 2 num prazo médio de dez dias úteis.
examedemama-fotojoaobarbosa-2-De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, esta é uma forma de estimular as mulheres a fazer o exame, muito importante para a prevenção de doenças. “As mulheres fora da faixa etária indicada devem se dirigir aos Centros de Referência 1 e 2, encaminhadas pelo mastologista para a realização dos exames”, explicou.
“Esta é uma demanda antiga dos moradores que estamos atendendo. No mês de maio teremos outras ações como esta para melhorar a qualidade de vida e abranger outros lugares de difícil acesso”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gilson Cabral.
examedemama-fotojoaobarbosa-1-Na próxima quarta-feira (27), o caminhão “Amigo do Peito” estará no distrito de Jussaral. Já no dia 29, a ação acontecerá em Pirapama.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário