quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cabo inicia campanha de vacinação contra o HPV nas escolas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nessa segunda-feira (18/04), a campanha de vacinação nas escolas contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV), transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as adolescentes são o público-alvo da ação. A primeira unidade beneficiada foi a Escola Municipal Senador Rui Barbosa, na Praia de Suape, onde foram vacinadas 53 meninas com idade entre 9 e 13 anos.

Segundo o secretário de Saúde, Gilson Cabral, a gestão do prefeito Vado da Farmácia tem se esforçado para vacinar todas as meninas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. “Não mediremos esforço para alcançarmos esse público alvo. Por isso, nossas equipes estão empenhadas e indo às escolas municipais”, enfatizou ele.

De acordo com a coordenadora do Posto de Suape, Lígia Leite, o Ministério da Saúde preconiza que a vacinação nas meninas deve ser feita o mais cedo possível, mesmo antes do início da vida sexual, de forma preventiva. Isso porque atualmente as adolescentes iniciam mais precocemente a vida sexual, além do HPV ser um dos principais causadores de câncer entre as mulheres.

“Anualmente, realizamos a vacinação nas escolas públicas e particulares da região, para que possamos assegurar a imunização destas meninas que residem em nossa área de abrangência”, disse ela. “Lembrando que atualmente só são realizadas duas doses. A primeira agora e a segunda após seis meses”, explicou Lígia.

A vacina protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Depois da primeira dose, é preciso tomar uma segunda após seis meses para garantir a imunidade. A vacina é restrita ao sexo feminino e é gratuita.

Texto: Ascom da SMS/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário