segunda-feira, 4 de abril de 2016

Docentes participam de palestra com o gramático Carlos Faraco

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na última sexta-feira (01/04), uma palestra com o professor Carlos Emílio Faraco, grande referência nos estudos de Língua Portuguesa do Brasil. O convidado falou para os professores de Língua Portuguesa da rede, que estavam em formação continuada da área, sobre os desafios de lecionar, baseado em sua experiência de ensino e apresentou aos docentes a nova edição de sua coleção didática para o Ensino Fundamental Anos Finais.
Ao longo da palestra, Emílio Faraco discorreu sobre os desafios de ensino da língua portuguesa no contexto contemporâneo e enfatizou que a disciplina deve estar integrada com as outras, aliando a pequenos projetos que estimulam a interação da escola com a comunidade onde se localiza. “A escola ainda é muito chata e a saída é trazer alguns recursos que atraem a atenção dos estudantes para a sala de aula, como os tecnológicos”, destacou Faraco.
Dentre outros pontos abordados na palestra, foram discutidos de maneira informal e participativa com os professores as diferenças fonéticas e regionalismos expostos na mídia nacional; os cuidados na interação do professor com o aluno; a importância de considerar na avaliação do aluno a participação dele durante as aulas; o uso dos gêneros textuais e a importância de contextualizar a gramática com objetivos principais e dos relatos de oralidade.
Para a professora Danielle Soares, de Língua Portuguesa 8º e 9º anos da Escola Conde da Boa Vista, em Pontezinha, a palestra foi um momento de troca de experiências. “O Faraco e o professor Moura (parceiro na elaboração de livros didáticos) foram muitos importantes para a nossa formação desde o ensino médio. Ele ainda é uma referência para o estudo de gramática e produção de textos. E hoje foi um momento riquíssimo, porque além de mostrar a continuidade do trabalho dele, vimos toda essa troca de experiência, como resultado de mais de 40 anos em sala de aula”, disse.
O gramático também elogiou o encontro com os professores da rede municipal do Cabo e destacou suas impressões. “O lançamento a gente sempre considera uma proposta, que pode ou não ser aceita pelo professor. O contato é sempre muito bom, pois sempre saio satisfeito. Eu senti que as pessoas estavam sendo naturais e espontâneas e isso é o que interessa. O que me entusiasma mais é essa fala direta com os colegas profissionais”, elogiou.
Ao final do encontro, o professor destacou que atualmente também escreve poemas, que são divulgadas através de sua fanpage no Facebook, canal onde também interage com professores de língua portuguesa de todo o país, trocando experiências sobre os principais desafios no ensino da disciplina.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Arquivo SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário