quinta-feira, 28 de abril de 2016

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até sábado

Professores das redes municipal, estadual e federal de todo o país têm até sábado (30/04) para efetuar a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O concurso foca a produção de textos de alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sob a organização do Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social.
Os vencedores da etapa municipal da olimpíada seguirão para a etapa estadual, que por sua vez envia os melhores para a etapa nacional. A última edição municipal do concurso no Cabo, em 2014, contou com a participação de 26 escolas municipais e estaduais, com o envio de 42 textos. Venceram a etapa municipal e seguiram para fase estadual estudantes das escolas Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, Municipal Dr. Roberto Monteiro, Municipal Madre Iva, Estadual de Referência Senador Pessoa de Queiroz e Estadual de Referência Pastor José Florêncio.
Até o momento inscreveram-se 162.189 unidades educacionais dos 26 estados da federação e do Distrito Federal através do site www.escrevendoofuturo.org.br. Com o tema “Do lugar de cada um, o saber de todos nós”, o estudante tem a possibilidade de estreitar vínculos com a comunidade em que reside e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania, através da escrita de gêneros textuais diversos: poemas (alunos do 5º e 6º anos), memórias literárias (7º e 8º anos), crônicas (9º ano e 1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).
Para o secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, o incentivo à participação de concursos como esse é muito importante para estudantes de nosso município. “Ter oportunidade de refletir e escrever sobre o local em que se vive é enriquecedor, pois, além de resgatar valores por vezes esquecidos da comunidade, pode-se praticar à escrita de gêneros textuais do cotidiano”, destacou Moura.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário