quinta-feira, 21 de abril de 2016

Secretaria de Saúde do Cabo inicia campanha contra gripe


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai iniciar, na próxima segunda-feira (25/04), a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. A campanha nacional segue até o dia 30, quando acontece o Dia D contra a gripe em todo o país.

Podem ser imunizados gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a 5 anos, idosos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes  dos 12 ao 21 anos  sob medidas socioeducativas e pessoas de doenças crônicas não transmissíveis.

De acordo com o secretário de saúde, Gilson Cabral, a meta é vacinar pelo menos 80% da população-alvo. “Na última segunda-feira, 18, todas as unidades de saúde receberam a vacina que estão sendo aplicadas em médicos, enfermeiros e profissionais de saúde na pré-campanha que segue até sexta. O prefeito Vado tem a preocupação para que todos sejam imunizados, garantindo assim, a prevenção à saúde e melhoria na qualidade de vida”, explicou.

VÍRUS – A transmissão da influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos três anos, a cobertura durante a campanha de vacinação alcançou a meta. Em 2013, 87,12% do público-alvo foi vacinado; em 2014, a cobertura foi de 118,71; no ano passado, 81,96% do grupo prioritário receberam a vacina.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário