terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cabenses participaram do encerramento da Festa de São Sebastião

missasaosebastiao-fotojoaobarbosa4.jpgMilhares de católicos do Cabo de Santo Agostinho prestigiaram, nesse domingo (25/01), o último dia de festividades alusivas ao Glorioso Mártir São Sebastião, co-padroeiro do município. As homenagens contaram com alvorada, missa solene, procissão, celebração de encerramento e show. A tradicional festa, iniciada no último dia 16, foi uma realização da Paróquia Santo Antônio, em parceria com a Prefeitura Municipal.
O prefeito, Vado da Farmácia, prestigiou a missa solene celebrada durante a manhã acompanhado da primeira-dama, Débora Costa, e de secretários municipais. Presidida pelo vigário episcopal do Vicariato Cabo, Josivaldo Bezerra, a missa aconteceu na Matriz de Santo Antônio, no Centro, que na ocasião agradeceu à prefeitura pelo apoio dado à festa. O tema trabalhado este ano foi “Com São Sebastião, sejamos uma igreja a serviços dos irmãos”.
“Não poderia deixar de estar presente nesta festividade de reconhecimento a São Sebastião, que em tempos difíceis soube combater a tirania, e isso nos serve de inspiração”, comentou o prefeito Vado da Farmácia. Para o monsenhor, esta festividade tem extrema importância para os cristãos cabenses, é o testemunho de fé e fidelidade a Jesus Cristo. “Há cerca de 200 anos, houve uma peste no Cabo, e os moradores da época evocaram São Sebastião, que é o defensor da peste e das guerras, e a peste cessou. Então, cessando a peste, o povo se comprometeu em celebrar a festa de São Sebastião com muita alegria e fervor”, explicou.
À tarde, os devotos lotaram as ruas do Centro da cidade para a procissão com a imagem do mártir. Nem mesmos as ladeiras e o longo percurso impediram os fiéis a seguir em homenagem ao saldado de Cristo. Ao chegar ao Largo da Prefeitura Antiga, a multidão participou da concelebração eucarística de encerramento da festa, presidida pelo pároco de São Joaquim, em São Joaquim do Monte, Pe. Pedro Antônio. Ao final, os fiéis participaram de um show com Fr. Damião Silva.

Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa (Secom) e Pascom Santo Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário