quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Saúde realiza ações alusivas ao Dia Nacional do Farmacêutico

SAM_1909Centenas de pessoas participaram de ações em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado nessa terça-feira (20/01). O evento, que teve a iniciativa da Coordenação de Assistência Farmacêutica da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, promoveu diversas atividades alusivas à data, na Praça Marcos Freire, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e teve como tema: “Farmacêutico, tão essencial quanto medicamento”.
A população pôde realizar exames de glicemia capilar, afeição de pressão arterial e tipagem sanguínea (determinação do tipo sanguíneo), além da distribuição de preservativos e aplicação de flúor. A ação contou com uma equipe composta por 22 pessoas. Na ocasião, o grupo de idosos “Vamos Renascer” participou de um café da manhã saudável, onde ainda teve orientação farmacêutica, informações sobre o uso correto e racional de medicamentos, orientação de higiene oral e distribuição de material educativo.
SAM_1933
De acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica, José Orlando Sousa, a ação atingiu todas as expectativas para a assistência e indicação do uso correto dos medicamentos, melhorando a qualidade de vida não só dos idosos, mas da população como geral. “O auto medicamento é algo muito sério e esse tipo de ação conscientiza a população quanto aos cuidados necessários para proporcionar uma vida saudável. Esta é a preocupação principal da Secretaria de Saúde do município”, explicou.
Para o aposentado, José Everaldo da Silva, 72, o evento foi bastante produtivo. “Participei de todos os exames e, assim, acompanhei minhas taxas num único dia. Foi muito bom”, disse. Já a cabeleireira, Eduarda Lima de Santana, 35, moradora da Cohab, estava passando pelo local e aproveitou para participar das atividades. “É muito bom estas ações nas ruas, pois muitas vezes o corre-corre não dá tempo de verificar nossas taxas. A Prefeitura está de parabéns”, finalizou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário