O trabalho foi focado em uma área próxima ao posto e foi realizada por cinco profissionais, entre médico, enfermeira e agentes de saúde. Além do tratamento e prevenção, os moradores tiveram a orientação para prevenir e combater os parasitas. 
O tratamento curativo foi feito através da medicação Ivermectina 6 mg e a dosagem através do peso de cada pessoa. Já o tratamento preventivo para os pacientes que já tiveram piolho foi a loção Permetrina 10 mg/ml, que foi utilizada em crianças menores de 5 anos, já que o uso de Ivermectina é contra indicado.
Segundo a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, a iniciativa partiu da preocupação constante da equipe de saúde na identificação de muitos casos da doença e a chegada do período escolar dos pequenos. A segunda etapa da ação será realizada na Escola Municipal Maria Madalena Barbosa, a partir de março. “A transmissão desta doença ocorre através do contato direto interpessoal e também é muito elevado o índice de casos no período escolar. A pediculose tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, o que prejudica a concentração dos alunos durante as aulas”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário