sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Posto de Saúde de Itapuama promove ação contra piolhos

IMG-20150129-WA0007Com o objetivo de combater e prevenir contra a pediculose da cabeça, doença parasitária conhecida como piolho da cabeça, A equipe do Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizou nessa quinta-feira (29/01) uma ação de tratamento e prevenção das doenças. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, beneficiou cerca 60 pessoas, entre adultos e crianças.
O trabalho foi focado em uma área próxima ao posto e foi realizada por cinco profissionais, entre médico, enfermeira e agentes de saúde. Além do tratamento e prevenção, os moradores tiveram a orientação para prevenir e combater os parasitas. IMG-20150129-WA0006
O tratamento curativo foi feito através da medicação Ivermectina 6 mg e a dosagem através do peso de cada pessoa. Já o tratamento preventivo para os pacientes que já tiveram piolho foi a loção Permetrina 10 mg/ml, que foi utilizada em crianças menores de 5 anos, já que o uso de Ivermectina é contra indicado.
Segundo a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, a iniciativa partiu da preocupação constante da equipe de saúde na identificação de muitos casos da doença e a chegada do período escolar dos pequenos. A segunda etapa da ação será realizada na Escola Municipal Maria Madalena Barbosa, a partir de março. “A transmissão desta doença ocorre através do contato direto interpessoal e também é muito elevado o índice de casos no período escolar. A pediculose tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, o que prejudica a concentração dos alunos durante as aulas”, explicou.
IMG-20150129-WA0008

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário