quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Compositora do hino do Cabo será a homenageada do Bal Masqué

“Cabo de Santo Agostinho, Patrimônio e Gloria do Brasil”. É com esse tema que a Prefeitura do Cabo vai promover o 5º Bal Masqué da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. O Hino do município e sua compositora, Anita Santos de Melo, são os homenageados deste ano. O evento será realizado dia 10 de fevereiro, às 17h, no Clube da Destilaria. A realização é da Secretaria de Programas Sociais.
Bal Masque 2014 - Foto Joao Barbosa (20)A festa, que resgata as emoções e alegrias dos carnavais antigos, será abrilhantada por artistas como Maestro Forró com a participação especial de Almir Rouche, além do Quarteto Novo e o Bloco Lírico Compositores e Foliões. Este ano, a proposta da comissão organizadora do evento é remontar a letra do Hino do Cabo na decoração do Bal Masqué.
O secretário de Programas Socais, Ronaldo Santos, ressaltou a importância das homenagens na 5ª edição do Bal Masqué. “Nossa cidade é muito rica de histórias, entre elas escolhemos o Hino e Anita”, afirmou. “Queremos não só para propagar a letra, mas também resgatar um pouco da história do Cabo”, completou o secretário.
Na quinta edição do evento, a Secretaria de Programas Sociais está garantindo, novamente, o camarote da acessibilidade para cadeirantes. O espaço permite que as pessoas com deficiência possam acompanhar os shows em um local privilegiado.
INGRESSOS – As entradas para o Bal Masqué estarão disponíveis a partir da próxima semana, na sede da Secretaria, que fica localizada na Praça Paulo Amorim Salgado (Praça do Jacaré, s/n – Centro), ou no dia do evento – no Clube da Destilaria. Para garantir o ingresso é necessário levar uma lata ou duas bolsas de leite em pó.
HOMENAGEADA – Anita Santos de Melo, nasceu no Engenho Boa Vista, zona rural do município. Durante 33 anos atuou como professora nas principais escolas do Cabo. Dona Anita, como é conhecida tem 81 anos, quatro filhos, 7 netos e quatro bisnetos. Compôs a letra do Hino do Cabo na década de 70 para que o município tivesse um hino oficial.
“Eu estou muito feliz. Fico emocionada só de pensar que estarão homenageando o Hino do Cabo, que fiz com tanta dedicação e carinho, pois tenho orgulho de ser cabense”, afirmou a autora do Hino do Cabo, Anita Santos de Melo.
Hino do Cabo de Santo Agostinho
(Letra de Anita Santos de Melo e melodia do Tenente Francisco Costa)

Salve, ó terra gloriosa avistada
Num gentil espanhol acreditai…
De riquezas se fez contemplada
As belezas das praias observai!

Refrão:
Recebe esta oferta cabense
Dada com fé varonil,
Queremos que a nossa terra
Seja a mais amada do Brasil

Vamos, pois, com ardente fervor
Prá cumprir com a nossa obrigação
O primeiro nome desta terra
Foi Maria de La Consolación! (refrão)

Em terreno deserto, inseguro
Nesta terra a semente germinou,
No cultivo da cana-de-açúcar,
Nosso estado, entre outros, prosperou! (refrão)

Contemplai o seu nome geográfico,
Com respeito, justiça e carinho,
Vede o nome do santo padroeiro…
Mas o Cabo é de Santo Agostinho! (refrão)

Nazaré, terra pouco habitada,
Hoje é algo do passado a progredir,
Com orgulho somos os pioneiros
Porque fomos os primeiros do Brasil! (refrão)

Nossa terra Suape é o ideal
Por defesa perene varonil,
Com um grito de fé, realizou
Patrimônio de glória do Brasil! (refrão)


Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário