terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Terapias integrativas e complementares do SUS serão oferecidas no Cabo

Marca praticas Integrativas ComplementaresA Rede SUS do Cabo de Santo Agostinho vai oferecer gratuitamente à população um conjunto de terapias integrativas e complementares. Os novos serviços começarão a funcionar a partir do dia 27 deste mês, em Pontezinha. O Centro de Práticas Integrativas e Complementares do Cabo (CEPIC) tem o objetivo de promover a tranquilidade, o bem estar, a manutenção e a recuperação da saúde por meio do reequilíbrio energético da mente, corpo físico e emoções. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a farmacêutica Marise Matwijszyn, a equipe é composta por cinco médicos e os tratamentos oferecidos serão de Acupuntura, Auriculoterapia e Tratamento da Dor, Homeopatia e Terapia Comunitária Integrativa, Rei Ki,  Auriculoterapia, Fitoterapia e Dietoterapia na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa. Além disso, serão realizados grupos de Controle Diabetes e Hipertensão, Homeopatia e Terapia Sistêmica Familiar. “Os usuários que desejarem receber esses tratamentos devem solicitar encaminhamento médico na hora da consulta ou solicitar nos Postos de Saúde mais próximos de sua residência”, explicou.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS – Adotadas pelo Ministério da Saúde (Portaria 971/2006), os métodos alopáticos normalmente realizados nas unidades de saúde e hospitais, amenizam os efeitos danosos dos medicamentos e as agressões das tecnologias hospitalocêntricas, por fortalecerem o organismo estimulando seu poder de auto-cura.
São tratamentos baseados na sabedoria de culturas tradicionais como a Chinesa, Indiana (Ayurveda) e Germânica, e, por não causarem efeitos colaterais danosos, vêm sendo cada vez mais consagradas no mundo todo para o controle e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, síndromes álgicas musculoesqueléticas, osteoartríticas, osteoporose, desequilíbrios hormonais, transtornos leves de ansiedade e depressão, entre outras.
SERVIÇO: O CEPIC está localizado na Rua Alderico Marques, nº 80 – Pontezinha (por trás do PSF Sacramento). O tratamento é gratuito.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário