quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cabo debate em fórum implantação do Sistema Municipal de Cultura

IMG_1066O município do Cabo de Santo Agostinho deu um grande passo para uma nova política cultural. É que na noite dessa terça-feira (06/01), foi realizado o 1º Fórum de Cultura, com a finalidade de iniciar o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). O evento reuniu artistas, produtores culturais e estudantes e aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.
O evento também teve como objetivo eleger cinco membros de uma comissão que ficará responsável por organizar a reativação do Conselho Municipal de Política Cultural, necessário para a implantação do SMC e para a adesão do Cabo ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), modelo de gestão e promoção de políticas públicas do segmento, que reúne sociedade civil e entes federais, estaduais e municipais para fomentar produções culturais de forma colaborativa.
IMG_1063O secretário executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, destacou a importância do fórum. “Este é um novo olhar para o cenário cultural do Cabo. Uma grande oportunidade para lutarmos juntos, governo e artistas, por uma cultura cada vez melhor e mais valorizada”, declarou. “O prefeito está empenhado em garantir essa vitória para a classe artística do município”, frisou.
O fórum foi conduzido pelo consultor em Gestão Cultural da Ponto 13 (empresa contratada pela Prefeitura para organizar o processo de implantação do SMC), Edvaldo Junior. Ele apresentou um plano de trabalho contendo as etapas a serem seguidas e respondeu a alguns questionamentos do público. A previsão é empossar os novos conselheiros de Cultura em maio e aderir ao SNC ainda no final deste ano. “A ideia é implantar um modelo de gestão compartilhada de cultura, com um diálogo propositivo. Assim, poderemos aprimorar a política cultural e receber recursos federais para o fomento dessas políticas”, comentou Edvaldo.
IMG_1115
O consultor ainda enfatizou que na Região Metropolitana do Recife, até o momento, a única cidade que implantou o SMC foi a Ilha de Itamaracá. “Esse é o melhor momento. Hora de trabalhar um relacionamento novo para construir de forma participativa uma nova política cultural para o Cabo, que sai à frente de outros municípios com essa iniciativa”, acrescentou.
O fórum encerrou com a eleição dos membros da comissão representantes da sociedade civil que dará prosseguimento à reativação do conselho. Foram eleitos na ocasião Domingos Sávio, Ednilson Oliveira, Joan Artur, Luzarcus e Marcos Surf. “O fórum foi um grande passo para uma transformação cultural que a nossa cidade precisa. Acredito que estamos no caminho certo para implementar e fomentar nossa cultural local”, avaliou Joan Artur, ator e produtor cultural, um dos eleitos. De acordo com o secretário Rinaldo, também serão indicadas cinco pessoas para representar o governo na comissão.
IMG_1138







Texto e fotos: Raíza Muniz – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário