terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Município amplia o sistema de coleta de lixo mecanizada


Lixeiras_em_Praias_02RandyAugustoPara manter a cidade cada vez mais limpa, a Prefeitura do Cabo de Cabo Agostinho continua instalando do novo sistema de coleta de lixo doméstico mecanizada. É o Projeto Ecoprática, que inicialmente está contemplando as praias com a utilização de contêineres para depósito de resíduos. Nesta semana, a ação está sendo finalizada na Praia de Suape, para depois começar a ser implantada no Centro e outros bairros.
Lixeiras_em_Praias_03RandyAugustoAo todo, serão distribuídos 500 contêineres. O litoral contará com 200 recipientes e 300 serão colocados no Centro da cidade e bairros. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e a Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo no município.
Para organizar o depósito do lixo nas localidades, a instalação dos contêineres é realizada em pontos estratégicos, com uma distância média de 50 metros um do outro. Os recipientes possuem rodas, facilitando no manuseio e a higienização, e tem a capacidade de receber pelo menos 800 quilos de resíduos.
“A instalação dos contêineres está a todo vapor. Estamos finalizando nas praias de Gaibu e Suape, para que possamos dar início no Centro e outras localidades prioritárias”, ressaltou o gerente da Locar Saneamento Ambiental, Gilson Luiz de Melo.
A moradora da Praia de Suape, Salete Silva Veracruz Bezerra, 50 anos, aprovou os serviços. “Antes desta ação, o lixo vivia espalhado. Esses contêineres vão beneficiar tanto a limpeza da área quanto a natureza”, ressaltou.
Lixeiras_em_Praias_01RandyAugustoCOLABORAÇÃO – Para que o projeto obtenha êxito, o prefeito Vado da Farmácia lembra que a população também deve colaborar. O lixo deve ser depositado dentro do recipiente, e a tampa deve estar sempre fechada, para evitar entrada de insetos e outros animais. “Uma equipe está orientando os moradores com panfletos educativos, explicando como a coleta mecanizada é feita e o papel de cada usuário”, disse o prefeito.
O secretário executivo de Limpeza Pública, José Maria Pinheiro de Castro, pediu a colaboração de todos. “Com os contêineres fechados, é uma forma de evitar a proliferação de mosca e odor do lixo, mantendo a nossa cidade mais limpa”, comentou.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Locar: (081) 3521-1314.
COLETA DE LIXO NAS PRAIAS – Fique por dentro
- Praia de Itapuama – Segunda/Terça e quarta-feira (manhã)
- Praia de Xaréu – Segunda a Sábado (manhã)
- Enseada dos Corais
Setor 4 – Terça/quinta e sábado (tarde)
Setor 3 – Segunda/quarta e sexta (tarde)
Setor 2 – Terça/quinta e sábado, junto com Mangueirinha (manhã)
Na Avenida beira mar e transversais – Terça/quinta e sexta-feira (manhã)
- Praia de Gaibu – Segunda a sábado (manhã)
- Praia de Calhetas – Segunda a sábado (manhã)
- Nazaré – Segunda/quarta e sexta-feira (manhã)
- Praia de Suape – Segunda a Sábado (tarde)

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário