O Conselho Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho já possui nova presidência. A posse dos novos gestores foi realizada no último dia 29 de dezembro, na sede do órgão, no Centro do Cabo. O conselho agora é presidido pela professora de Ensino Fundamental, Ieda Mariano, e tem como vice-presidente o professor de Sociologia e Filosofia, Newton Guimarães. O novo mandato terá duração de um ano com possibilidade de reeleição.
A transmissão de posse foi realizada pelo secretário municipal de Educação, Adelson Moura, e contou com a presença da gerente de Ensino, Benedita Santos, e funcionários administrativos da secretaria. Na ocasião, foram apresentados os encaminhamentos e desafios para o mandato de 2015 do conselho, que tem a função de reunir representantes da sociedade civil e das escolas municipais, estaduais e particulares localizadas no Cabo para discutir e articular estratégias de melhorias do ensino do município baseadas no Plano Nacional de Educação.
A presidente, Ieda Mariano, informou algumas das ações que serão discutidas pelo conselho, dentre elas a construção do Plano Municipal de Educação (PME). “Nós conversamos e sentimos a necessidade da sociedade civil participar mais. A ex-presidente, Lídia Santos, desenvolveu o trabalho muito bem e lançamos a chapa para tentar contribuir um pouco mais, tendo em vista que há vários pontos a serem revistos, como o PME, e muitas metas a cumprir”, comentou.
O vice-presidente do Conselho, Newton Guimarães, destacou as primeiras iniciativas. “A partir de fevereiro, serão realizadas as primeiras reuniões ordinárias com dois encontros mensais. Queremos construir uma educação de qualidade para o nível municipal, estadual e também as escolas particulares do Cabo. A meta é atender essa demanda que vem da Educação e encaminhar para a Secretaria o que for necessário”, destacou.
De acordo com a ex-presidente do Conselho, Lídia Santos, a Rede Municipal de Ensino do Cabo vem se destacando em participação a nível estadual e nacional. “O Cabo faz parte representando a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com um assento no Fórum Estadual e participa também dos Encontros Nacionais de Conselhos. Na última reunião dos Conselhos da Região Metropolitana do Recife, dia 20 de dezembro, o Cabo foi citado como um dos municípios que tem avançado na construção do PME”, enfatizou ela.
Texto: Ascom da SME/Cabo
Fotos; Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário