sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cabo apresenta Plano Operativo de Saúde para adolescentes em regime de internação

8d7b6d1d28cd3b2a4f03ee940740aa6eRepresentantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, na manhã desta sexta-feira (28/11), com o comitê da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), para apresentar o Plano Operativo de Saúde a adolescentes em regime de internação socioeducativa. O evento aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, no Recife, e contou com a participação de diversos órgãos relacionados ao Sistema Socioeducativo do Estado.
O Plano Operativo do Cabo pretende desenvolver um conjunto de ações como forma de garantir o atendimento integral aos adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE-Cabo), com ênfase nas atividades de promoção e prevenção que serão realizadas com base na Portaria MS nº 1082 e 1083/14. O projeto visa buscar o incentivo do Ministério da Saúde, a fim de obter apoio para melhorar ainda mais a qualidade de vida destes adolescentes.
A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do município, Nobélia Duarte, apresentou um diagnóstico da situação atual dos adolescentes relacionada à saúde, as ações que vêm sendo executadas no município, assim como o fluxo que os adolescentes passam para o atendimento ambulatorial e especializado. “As patologias mais frequentes estão ligadas a doenças sexualmente transmissíveis (como condiloma), doenças infecciosas e parasitárias (como escabiose) e afecções odontológicas”, explicou.
Entre as patologias psiquiátricas, aparecem transtorno mental, transtorno comportamental devido ao uso de drogas e outras substâncias psicoativas, episódios depressivos, distúrbio do sono e retardo mental leve. Atualmente, quatro adolescentes são acompanhados no ambulatório de psiquiatria devido a transtorno mental. “O quadro do Cabo é muito positivo diante das dificuldades das outras cidades. Temos profissionais de saúde que atendem diretamente na Funase e acompanham os adolescentes, facilitando o acesso ao atendimento especializado de saúde”, finalizou Nobélia.
A secretária executiva do Sistema Socioeducativo do Estado, Lídiane Lopes, parabenizou o município pelas ações desenvolvidas e o resultado positivo da pareceria entre a Funase e a Prefeitura. “Em dois anos, a mudança foi bastante significativa em relação ao atendimento e ao cuidado com estes adolescentes. Além de ouvirmos as dificuldades dos municípios, a apresentação do plano operativo serve como exemplo para acompanharmos os trabalhos positivos que outros municípios vêm executando. O Cabo está de parabéns pelas ações”, concluiu.
Texto e foto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Diversas modalidades são disputadas no segundo dia dos Jogos da Pessoa Idosa

Jogos_2Dia (1)Integrantes dos 14 grupos de idosos do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa quinta-feira (27/11), do segundo dia de competição da 4ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa. A atividade é promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Programas Sociais e Executiva da Juventude e Esportes. A programação dos Jogos acontece até nesta sexta-feira (28/11), na quadra da escola-modelo Professor Manoel Davi, localizada no distrito de Ponte dos Carvalhos.
Os Jogos têm como objetivo a integração dos idosos, incentivo a prática de esportes e a competição saudável. No segundo dia de atividades, 500 atletas disputaram cinco modalidades, como basquete, dominó, handebol, dama e voleibol, além disso, os idosos participaram de oficinas, palestras e apresentações culturais.
Jogos_2Dia (7)
Na ocasião, o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, comentou que é muito gratificante ver a alegria, disposição e espírito esportivo dos idosos nos jogos. “O objetivo principal dos Jogos é sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, gerar o convívio entre os grupos por meio da integração esportiva e proporcionar o lazer para todos eles”, ressaltou ele.
A idosa Géma Galgané, 79 anos, integrante do grupo Amigos de Fé, afirmou que as atividades dos jogos são maravilhosas para os idosos. “Esse é o quarto ano que participo dos jogos e sempre me divirto muito. É uma satisfação participar desse evento tão maravilhoso”, destacou ela. Já Maria José da Conceição, 99 anos, componente do grupo Vamos Renascer, comentou que os jogos só melhoram a cada ano que se passa. “O evento nos proporciona alegria, diversão e integração com os idosos dos outros grupos”, disse.
Jogos_2Dia (12)
PROGRAMAÇÃO – A programação dos jogos segue nesta sexta-feira (28/11), a partir das 14h, com apresentações culturais dos grupos Amigos de Fé, Reviver, União e São José Operário, seguida da entrega de medalhas e troféus. Já o encerramento será marcado pela seresta com show do cantor Adilson Ramo, na Praça Marcos Freire (Ponte dos Carvalhos), às 18h.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Cabo realiza ações alusivas ao Dia Mundial de combate a Aids


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais promove a partir desta sexta-feira (28/11), diversas atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. A mobilização tem como objetivo orientar a população sobre os riscos da doença, prevenção, sintomas e tratamento adequado.
A ação, que é organizada pela coordenação de Políticas Públicas LGBT, em parceria com a coordenação da Política de DST/Aids, vai oferecer para população, materiais educativos e preservativos, orientação e as medidas de prevenção da doença.
Segundo o coordenador de Políticas Públicas LGBT, Adão Veras, a parceria entre as coordenações é fundamental para mobilização no município. “É de grande importância à promoção destas atividades, uma vez que, a parceria com a coordenação da Política de DST/Aids nos permite o diálogo com a comunidade”, disse. “Com as ações de panfletagem e orientação a população fica bem informada sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e em especial a AIDS”, completou Veras.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (28/11)
18h – Abordagem e panfletagem na Seresta dos Idosos
Local: Praça Marcos Freire – Ponte dos Carvalhos
Sábado (29/11)
8h às 10h- Abordagem e panfletagem
Local: Mercado Público (Mercadão) – Centro do Cabo
Domingo (30/11)
8h às 12h – Mutirão
Local: Orla da praia de Gaibu
Segunda-feira (01/12)
13h – Seminário de Prevenção
Local: Auditório Luiz Alves Lacerda – anexo à escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha ( Loteamento Garapu)
14h às 17h – Orientação e intervenção de rua (Projeto Diálogos, juventude e coordenação LGBT) Local: Pátio da Estação Ferroviária – Centro do Cabo
HIV – A Aids é causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), que é sexualmente transmissível. O vírus quando entra no organismo ataca e destrói as defesas do corpo, fazendo com que a pessoa pegue doenças com mais facilidade.
SERVIÇO- O teste de HIV é gratuito e pode ser realizado em Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbet de Souza, que fica localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, nº 428 – 1º andar, Centro do Cabo.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Professores cabenses participam de formação sobre uso adequado de tablets

TRE TABLET 010Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática que atuam no ensino fundamental (anos finais) da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho estão participando de uma formação continuada para uso dos aplicativos dos tablets recebidos pelos 10,8 mil alunos do 6º ao 9º ano. As formações são ministradas pela equipe pedagógica da empresa Positivo, que forneceu os tablets, e acontecem nas quatro regionais do município. Os equipamentos foram todos entregues aos alunos recentemente pelo próprio prefeito Vado da Farmácia.
A capacitação começou no último dia 17 e termina nesta sexta-feira (28). As aulas foram ministradas nas terças e quartas-feira para os professores de Língua Portuguesa, e nas quintas e sextas, para os que lecionam Matemática. Os encontros aconteceram nas Escolas Marivaldo Burégio (Regional 01), Professor Antônio Benedito (Regional 02), Professor Manoel Davi (Regional 03) e Padre Melo (Regional 04) e fazem parte da política de formação continuada e de inclusão digital do município.
TRE TABLET 007
No primeiro momento das capacitações, os professores tiveram uma aula teórica a fim de conhecer o aplicativo Aprimora que está presente nos tablets. Todos receberam apostilas explicando detalhadamente como funcionam os aplicativos e que servem também como manuais de instrução para solucionar dúvidas posteriormente. No segundo momento, os educadores tiveram acesso aos tablets e conheceram como podem usar os dispositivos educacionais em sala de aula. Dentre as várias ações, os mestres terão o poder de bloquear os aplicativos dos estudantes que não estejam voltados ao trabalho pedagógico.
As escolas das quatro regionais foram dotadas de servidores (com sistema de intranet) a fim de que os professores possam gerenciar os tablets dos alunos. Elas estão recebendo acompanhamento pedagógico da equipe da Positivo que, juntamente com os alunos, está solucionando dúvidas dos discentes sobre os dispositivos presentes na ferramenta tecnológica.
TRE TABLET 001
Para o secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, “a sociedade atual está cada vez mais inserida nas novas tecnologias, e a escola tem a obrigação de ensinar aos estudantes o uso adequado e responsável das ferramentas”. “Nessa perspectiva, o uso do tablet em sala, sob orientação de excelentes professores, tornará as aulas dinâmicas, interativas, além de atrair ainda mais os jovens para a instituição escolar”, frisou o secretário.
Os professores também aprovam a iniciativa. “Nossos pequenos e jovens fazem parte da geração Y e Z, jovens que fazem múltiplas atividades ao mesmo tempo. E para acompanhar esse ritmo frenético há a tecnologia para auxiliá-los. Pensando em atender às exigências da sociedade e promover um meio capaz de facilitar o ensino-aprendizagem, a Prefeitura do Cabo, por meio dos tablets, vem tornar nossos alunos cidadãos equipados para o presente”, destacou Alixandra Almeida, professora de língua portuguesa da Escola Professora Maria Thamar, de Gaibu.
Texto: Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – SME/Cabo

Morre Roberto Bolaños, o Chaves



Roberto Bolaños e a filha (Foto: Reprodução/Twitter)Roberto Bolaños e a filha em novembro: última foto
Morreu o ator Roberto Bolaños aos 85 anos. Ele ficou mundialmente conhecido pelo personagem Chaves, na série de mesmo nome, e pelo personagem Chapolin Colorado. A informação foi dada pela rede de TV "Televisa".
Em novembro, uma das filhas de Bolaños, Paulina Gomez, postou o que seria a última foto do humorista. Na imagem, ele aparece usando um aparelho respiratório.
No dia 30 de abril, o jornal “Basta!” noticiou que seu estado de saúde era grave, embora o ator continuasse em casa com a família em Cancún, no México.
"O estado de saúde do senhor Roberto é grave, mas estável, asssim disseram seus médicos. Eles também já afirmaram para a família que não existem chances de recuperação e que temem o pior e que a família deve se preparar para isso", disse uma fonte do jornal.
No começo de novembro, Roberto Bolaños apareceu ao lado da filha, Paulina Gomez, em uma foto publicada por Paulina no Twitter. Na imagem, a família aparecia assistindo um jogo de futebol e Bolaños usava aparelho respiratório.
Bolanõs nasceu na Cidade do México. Filho de uma secretária e de um pintor, ele nunca chegou a se formar na Universidade e na década de 50 começou a trabalhar escrevendo roteiros para a TV. Em 1968 criou o programa “Los supergenios de la mesa cuadrada” em que contracenava com os atores Rámon Valdez (que viveu o Seu Madruga em “Chaves”), Rúben Aguirré (o professor Girafales) e Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha).Foi em 1971 que Bolaños criou Chaves, personagem que o consagraria mundialmente. O programa teve sete temporadas e fez muito sucesso no Brasil, onde ainda vai ao ar com reprises.
Com o fim do programa, o ator voltou a trabalhar como produtor e roteirista. Com a peça “11 y 12”, de sua autoria e com a participação de sua mulher, Florinda Mezza, ficou em cartaz no teatro durante oito anos. No cinema, foi produtor dos longas “La Ultima Llamada” e “La Primera Noche”. Ele também escreveu três livros: “O Diário de Chaves”, “...E também poemas” e sua biografia “Sem querer querendo: Memórias”. Além disso, são dele as histórias da animação baseada em “Chaves”.

Bolanõs deixa seis filhos do casamento com Graciela Fernández Pierre: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. Depois de 27 anos juntos, Bolaños e Florinda oficializaram a união em 2004. O ator não teve filhos com a atriz.
Fonte: Globo.com

 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cabo realiza formatura de 300 alunos de cursos do Pronatec


Formatura_Pronate (253)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quarta-feira (26/11), através da Secretaria de Programas Sociais, a cerimônia de formatura de 300 alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade aconteceu na Quadra Poliesportiva do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu alunos formados, professores, secretários municipais e outras autoridades.
Formatura_Pronate (214)
Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Pronatec oferece cursos gratuitos nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Transporte (Sest)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As ações do Pronatec são coordenadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas)/ Cabo.
De acordo com a coordenadora do Acessuas do Cabo, Gilzacarla Alcântara, desde o início do Programa 3.500 pessoas já foram atendidas. “Trabalhamos com ações articuladas de mobilização para que os usuários da assistência social possam participar dos cursos e assim, abrir as portas do mercado de trabalho”, explicou. “O Pronatec/Cabo hoje está atendendo 1.500 pessoas, que ainda estão cursando as disciplinas”, completou.
Formatura_Pronate (238)
Na oportunidade, o secretário de governo, Luiz Pereira, representou o prefeito Vado da Farmácia e ressaltou a importância das oportunidades de qualificação profissional que estão sendo geradas no município, através do Programa do Governo Federal. “Antes, a dificuldade de fazer um curso e de se qualificar profissionalmente era muito grande”, afirmou. “A formação e a qualificação profissional dos nossos jovens é uma das preocupações do governo municipal. Por isso, espero que vocês aproveitem bem esse diploma, que com certeza vai abrir muitas portas e esse é apenas o primeiro passo para o sucesso de vocês”, completou o secretário.
“Foi uma satisfação e um prazer ser concluinte do Pronatec. O curso agregou mais conhecimento à minha vida”, ressaltou. “Estou muito feliz, pois sei que as oportunidades de emprego vão surgir a partir de agora”, disse a concluinte do curso de auxiliar administrativo, Daiseane Ivana Rocha, 28.
Formatura_Pronate (135)
Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, os cursos do Pronatec são uma ótima oportunidade para os jovens e adultos do município que querem se capacitar e entrar no mercado de trabalho. “Estamos oferecendo cursos que atendem as necessidades do mercado da região, principalmente na área portuária”, informou. “A gestão fica muito satisfeita em poder colaborar e incentivar para que os nossos munícipes tenham oportunidade de crescer profissionalmente”, destacou Ronaldo.
Ao todo, 300 alunos de 28 turmas receberam os certificados em 16 cursos técnicos profissionalizantes, entre eles: promotor de vendas, almoxarife, recepcionista, auxiliar de recursos humanos, administrativo e de transporte, movimentação e distribuição de cargas, caldeiraria, cuidador de idosos, eletricista industrial, instalador de tubulação industrial, logística portuária, recepcionista em unidade de saúde, soldador de estruturas e tubulação em aço no processo MAG e de Processo TIG em aço.
PRONATEC- Os cursos do Pronatec são voltados para pessoas inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) para Programas Sociais, especialmente os beneficiários do Bolsa Família.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Caminhada e apresentações culturais abrem 4ª edição dos Jogos dos Idosos


Jogos_dos_Idosos (37)Centenas de idosos do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa quarta-feira (26/11), da abertura oficial da 4ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa: “Fortalecendo a cidadania” . O evento, que acontece até esta sexta (28), na quadra escola-modelo Professor Manoel Davi, em Ponte dos Carvalhos, é promovido pelas secretarias de Programas Sociais e Executiva da Juventude e Esportes do Cabo, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI).
Jogos_dos_Idosos (8)
A programação dos Jogos teve início na Praça dos Milagres com uma caminhada, que percorreu as principais ruas de Ponte dos Carvalhos e seguiu até escola-modelo. No local, foi realizado o desfile das delegações dos 14 grupos de idosos do município e execução do Hino Nacional. Em seguida, aconteceu o juramento dos idosos inscritos para os jogos e o acendimento da pira.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a iniciativa visa o incentivo à prática esportiva da pessoa idosa. “O evento tem como objetivo garantir a interação social do idoso e a melhoria da sua qualidade de vida, a partir da prática esportiva e recreativa, contribuindo para melhoria do bem-estar físico e mental”, explicou.
“É uma alegria participar, mais uma vez, desse grande evento, que resgata a autoestima para melhor convívio social das pessoas idosas do nosso município”, disse o secretário de Juventude e Esportes, César Paiva. “Esse evento é muito importante para nossos idosos, pois valoriza e estimula a prática esportiva como fator de promoção de saúde, melhorando a qualidade de vida de todos”, completou ele.
Jogos_dos_Idosos (115)
Para encerrar a abertura, foram realizadas diversas apresentações culturais com os grupos Semente da Saúde, Santo Antônio e Ágape. Na oportunidade, a integrante do grupo Mensageiros da Paz, Severina Figueredo, 56 anos, comentou que participa há quatro anos das atividades dos jogos. “É maravilhoso participar, tudo é muito divertido”, afirmou. “A Prefeitura está de parabéns pela organização deste evento, que é sempre tão bonito”, ressaltou ela.
Jogos_dos_Idosos (147)
Na cerimônia, diversas autoridades também estiveram presentes, entre elas, os secretários de Governo, Luiz Pereira, e de Assuntos Estratégicos, Gilson Cabral, além do superintendente de Articulação Política, José Fernandes de Moura, e da coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra. O evento conta com o apoio das equipes das secretarias de Defesa Social e de Saúde.
VIVÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Programas Sociais recebeu, recentemente, o Prêmio Vivência Social 2014, na 3ª edição do Fórum Nacional Sustentável. A premiação foi concedida pelo reconhecimento das ações da gestão em prol das crianças, adolescentes e das pessoas idosas. O Cabo está entre os 20 melhores municípios do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Pernambuco.
Confira a programação:
- 2° dia:
Tarde – 14h às 17h
- Oficinas
-Handebol
- Dama
- Voleibol
- Encerramento: Apresentação cultural (Grupos: Meninas de Neném; Mensageiros da Paz e Ágape)
- 3° dia:
Tarde – 14h às 17:30h
- Apresentação cultural (Grupos: Amigos de Fé; Reviver; União e São José Operário)
- Entrega de medalhas e troféus
18h – Encerramento
Seresta com show do cantor Adilson Ramos
Local: Praça Marcos Freire – Ponte dos Carvalhos
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Prefeitura do Cabo cria projeto para levar mais saúde aos engenhos

saudenosengenhos-fotojoaobarbosa4Com o objetivo de viabilizar o atendimento às comunidades de difícil acesso do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria de Saúde do município lançou o projeto “Saúde nos Engenhos”. A ação reúne diversos profissionais da área, que vão até uma comunidade para levar educação em saúde, realizar atendimentos e trabalho de prevenção de doenças.

saudenosengenhos-fotojoaobarbosa1
Nessa quarta-feira (26/11), o primeiro engenho a ser beneficiado foi o São Salvador. A ação contou com a participação de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários. Durante o ato, foram realizados os serviços de prevenção, pediatria, fisioterapia e saúde bucal. Também foram feitos testes de glicose e aferição de pressão, atendimento pré-natal, palestra em educação em saúde e saúde bucal, entrega de medicamentos, receituário de controlados, encaminhamento para especialistas, atendimento domiciliar e planejamento familiar. Ao todo, mais de 150 moradores foram atendidos, medicados e encaminhados.
O secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon, esteve no evento, ouviu as demandas da população e esclareceu diversas dúvidas sobre atendimento. Segundo ele, os pacientes que precisam de atendimento específico terão prioridade e transporte para o Centro do município. A meta é realizar uma ação por mês nos engenhos da cidade.
saudenosengenhos-fotojoaobarbosa3
“Sabemos de todas as dificuldades de acesso que os moradores têm para serem atendidos. Estamos muito felizes em dar o primeiro passo para um acolhimento de qualidade e fazer a prevenção de doenças, pois esta foi uma solicitação direta do prefeito Vado e iremos atender todas as comunidades. Vamos tentar resolver os problemas para melhorar a qualidade de vida dos cabenses”, concluiu Ricardo.
saudenosengenhos-fotojoaobarbosa5
Para a dona de casa Maria Rosenilda Oliveira, 48 anos, este é um dos melhores momentos da saúde. “Eu nunca participei de um dia como este, onde os médicos vieram até a mim. Estou muito contente de poder ser atendida sem precisar ir para o Centro”, disse. Já para o pequeno Valdemir José da Silva, de 9 anos, a palestra de saúde bucal foi muito divertida. Ele estava bastante satisfeito. “Gostei muito das historinhas e aprendi melhor a cuidar dos meus dentes. Foi muito bom”, finalizou.
As próximas ações serão realizadas no dia 03 de dezembro, no Engenho Vila Nova, e dia 10, nos Engenhos Sebastopol e Castelo. A meta é atender a toda a população da área rural.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado

Com o objetivo de controlar a transmissão do vírus da raiva canina e felina, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho irá realizar neste sábado (29/11), a campanha de vacinação antirrábica. Mais de 40 postos de saúde estarão abertos das 08h às 17h para a aplicação da vacina que será gratuita.
A meta do Governo do Estado é vacinar 80% dos cães e gatos de todo o município, onde só por meio da vacina que pode ser evitada a doença. De acordo com a coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental, Fabiana Marjore, os cães de pequeno porte deverão ser conduzidos aos postos de vacinação com coleiras e guias. Já os de grande porte com os mesmos acessórios, além de focinheiras. Os gatos devem ser conduzidos em caixas de transporte ou em sacos de pano ou náilon. “Pedimos que os animais sejam levados pelos donos e que evitem enviá-los por crianças, pois cada animal conhece seu dono que irá acalmá-lo, caso ele fique estressado com a presença de outros animais”, explicou Fabiana.
RAIVA – É uma doença letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: João Barbosa

Operação tapa-buraco está beneficiando diversos bairros do município

Obras_recapeamento_Vila_SantoInacio_04RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando a operação de tapa-buraco em diversas localidades do município. Algumas ruas do Centro da cidade e dos bairros de Garapu como o anel viário da Vila Claudete e a Avenida Israel Felipe, por exemplo, já foram atendidas pelos serviços. As atividades estão a todo vapor e tiveram início na semana passada.
Obras_recapeamento_Vila_Claudete_02RandyAugusto
As comunidades da Vila Santo Inácio, Cohab e São Francisco, também já receberam a operação. De acordo com o gerente da Regional 1, Israel Marcos, a ação é uma forma de atender os pleitos da comunidade. “A Secretaria tem intensificado essas atividades em diversos bairros como uma forma de diminuir os buracos na cidade, permitindo assim um melhor no tráfego de veículos e pessoas”, comentou.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Foto: Randy Augusto

Praia de Suape sedia 2º Festival da Juventude de Esportes de Praia

2_Festival_Juventude_Esporte_Praia03_RandyAugustoA praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, está sediando o 2º Festival da Juventude de Esportes de Praia. Nesta quarta-feira (26/11) foi realizada a abertura do primeiro dia de atividades com a presença de mais de 50 jovens do município. O evento que é fruto da parceria entre as Secretarias Estadual da Criança e do Adolescente e Executiva da Juventude e Esportes do Cabo têm como objetivo fortalecer a integração dos participantes por meio do esporte, além de auxiliar de forma positiva na saúde física e mental dos jovens.
Com uma estrutura digna dos grandes eventos esportivos do Estado e visando proporcionar um melhor ambiente para os atletas, a segunda edição do festival conta com três quadras (utilizadas nas modalidades de futebol, handebol e vôlei de praia), seis tendas, inclusive para descanso dos participantes, área de interação dos espectadores e de hidratação. Além da estrutura física, ambulâncias e Guardas Municipais estão presentes no evento para auxiliar caso haja alguma ocorrência.
2_Festival_Juventude_Esporte_Praia06_RandyAugusto
Segundo o secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, a parceria entre o município e o Estado é muito importante para o futuro dos desportos do município. “Estamos valorizando a prática esportiva, por que é graças a ela que conseguimos uma melhor qualidade de vida”, frisou.
Para Talía Larissa, 13, a participação no evento é positiva, visto que é uma novidade para as crianças da região. “É muito legal. Fazemos exercícios, conhecemos novos lugares e, como nós participamos do programa Bola pro Alto, saímos da sede do programa e vamos nos divertir em outros lugares”, disse.
2_Festival_Juventude_Esporte_Praia02_RandyAugusto
O evento segue até o próximo domingo (30/11) e deverá atender cerca de 700 jovens do Cabo e regiões vizinhas. Estudantes municipais das comunidades de Ponte de Carvalhos, Pontezinha, Bom Conselho, Charneca, Garapu, Vila Social e Pista Preta foram convidados a participar do evento.
Texto: Otávio Alves – repórter estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura inicia convocação dos aprovados em seleção simplificada


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta quarta-feira (26/11) a primeira lista dos convocados da Seleção Simplificada GAPRE Nº 001/2014. Nesta etapa, estão sendo chamados 17 novos servidores para o cargo de auxiliar de serviços operacionais, que irão reforçar o quadro de funcionários em algumas áreas.
Os novos servidores deverão se apresentar a Secretaria Executiva de Administração e Recursos Humanos do Cabo, no próximo dia 08 de dezembro, a partir das 9hs, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. O chamamento está acontecendo por meio de telegrama, onde consta toda a documentação exigida a ser apresentada no ato do comparecimento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6201.
Confira a 1º lista de convocação da seleção:
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

CaboPrev é destaque nacional em prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária


foto 2O Instituto de Previdência Social dos Servidores do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) foi um dos destaques da 5° edição do prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária. O município conquistou a terceira colocação nacional, na categoria instituição de médio porte. A solenidade de entrega aconteceu nessa terça-feira (25/11) em Campinas, São Paulo, durante o 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM.
Segundo a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, a recompensa foi de grande importância. “Sempre procuramos nortear as boas práticas de gestão do Instituto em função da observância aos critérios exigidos para a premiação, independente da competitividade do prêmio”, destacou.
A premiação é um reconhecimento aos gestores e às unidades gestoras de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), bem como o prefeito ou governador, que mais desenvolveram práticas baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social. Ao todo, o prêmio teve, 35 institutos de previdência inscritos.
Texto: Agostinho Santiago – repórter estagiário da Secom/Cabo
Foto: Divulgação

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeitura convoca representantes de blocos para planejar o Carnaval


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convoca representantes de blocos carnavalescos, para discutir o planejamento do Carnaval 2015. O encontro vai acontecer no próximo dia 01 de dezembro, a partir das 19h, no auditório Luiz Alves Lacerda, ao lado da esola-modelo de Garapu. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Lazer, em parceria com a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar.
O secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, destaca que a ideia é discutir detalhes para que o período momesco tenha uma estrutura completa. “Estamos reunindo os envolvidos nesse projeto para que haja uma organização e segurança em maiores proporções, tendo em vista que os preparativos para o carnaval precisam ser realizados com antecedência”, destacou. “Convocamos a todos os representantes dos blocos, troças e agremiações para discutir as ações junto conosco e assim garantir o sucesso da festa”, concluiu.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Município realiza mutirão de iluminação pública em diversos bairros

DSC00059Com o intuito de intensificar os serviços de manutenção de iluminação pública do município, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, está realizando um mutirão para recuperar o sistema de iluminação em diversos bairros da cidade. Durante toda essa semana alguns serviços como de troca de lâmpadas e reator (vapor metálico – com potência entre 70 e 250 watts) e relé, serão feitos, para melhorar a visibilidade e segurança nas comunidades.
A primeira comunidade a ser beneficiada foi Mercês. Nesta terça-feira (25/11), foi a vez dos trabalhos chegarem aos bairros de Garapu e na Vila Roca. Os bairros de Ponte dos Carvalhos e a praia de Enseada dos Corais também serão contemplados com o mutirão. A ação está sendo realizada por três viaturas e um muque (caminhonete).
DSC00052
“Esta ação é uma forma de atender as reivindicações da população, ampliando o sistema de iluminação pública”, comentou o secretário de coordenação Regional e Limpeza Pública, Everaldo Monteiro. Ainda de acordo com ele, serão atendidos aproximadamente 80 serviços em Garapu, uma forma de melhor ampliar o sistema de iluminação.
Para o secretário da Associação dos Moradores da Vila Roca e Santo Inácio, Vitório Guerra Paiva, a gestão está de parabéns por ter atendido a reivindicação de vários bairros. “Através de uma solicitação que fiz durante uma entrevista de rádio com o secretário Everaldo, ele se prontificou em resolver o problema e hoje veio cumprir com seu compromisso, enviando uma equipe para fazer os reparos”, enfatizou.
DSC00063
Para reparos a população pode ligar para central de manutenção através do 0800 081 1527, onde é gerado um protocolo. Caso a ordem de serviço não seja resolvida dentro de um de prazo de 72 horas, a população poderá ligar para o telefone: (81) 3521-0612.
Texto e Fotos: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

Prefeitura promove formatura de 300 alunos do Pronatec nesta quarta


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Programas Sociais, vai promover nesta quarta-feira (26/11), a partir das 9h, a cerimônia de formatura de 300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva do Gibão, localizada na Rua Otávio Rosa Lins, s/n, no distrito de Ponte dos Carvalhos.
As 28 turmas de concluintes são dos cursos de promotor de vendas, almoxarife, recepcionista, auxiliar de recursos humanos, administrativo e de transporte, movimentação e distribuição de cargas, caldeiraria, cuidador de idosos, eletricista industrial, instalador de tubulação industrial, logística portuária, recepcionista em unidade de saúde, soldador de estruturas e tubulação em aço no processo MAG e de Processo TIG em aço.
As aulas foram ministradas pelo serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
PRONATEC- O Pronatec é um Programa do Governo Federal, coordenado pelo Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). Os cursos do Pronatec abrem novas oportunidades no mercado de trabalho, através da integração dos usuários da assistência social ao mundo trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Escola do Cabo é premiada em concurso nacional de educação fiscal

Foto ed fiscal 3O Cabo de Santo Agostinho ficou entre os cinco finalistas no Concurso Nacional de Educação Fiscal, na categoria Escolas. O certame foi realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda. A premiação ocorreu em outubro, na torre de TV de Brasília.
O projeto “Com contribuintes conscientes o nosso Município, Estado e País ficam diferentes”, desenvolvido pela Escola Municipal Ana Maria, de Pirapama, foi escolhido como o melhor do Nordeste. O coordenador do projeto, professor Daniel Marques, representou a escola na entrega do certificado na capital federal.
O eixo temático trabalhado foi “A importância social dos tributos” e mobilizou cerca de 700 crianças das turmas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Ana Maria. O professor Daniel Marques explicou o objetivo da ação deste ano: “Um dos exemplos que fizemos questão de trabalhar foi à depredação do patrimônio público. Com o dinheiro que se gasta recuperando algo, o poder público poderia estar investindo em outra coisa, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população”, disse.
Para a assessora técnica da Secretaria de Educação do Cabo, Fátima Almeida, o resultado é fruto do investimento que já vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal. “A coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Município, Laudicéia Ribeiro, e a auditora Sandra Feitosa iniciaram-no desde 2010 e, posteriormente, a Secretaria se integrou. Já fizemos o segundo concurso municipal no ano passado, e a Escola Ana Maria foi premiada em uma das categorias”, destacou.
De acordo com Fátima, o ensino da Educação Fiscal é essencial dentro da escola. “Muitas crianças não sabem como e porque ganham as coisas. O programa vai dando a noção de que tal brinquedo tem um valor. O mesmo acontece com o material da escola. Elas vão percebendo que são pagos pelos impostos dos pais. E, então, vai introduzindo a cidadania desde cedo no estudante”, enfatizou ela.
A assessora destacou ainda que a iniciativa do projeto será compartilhada. “A equipe da Escola Ana Maria conseguiu incluir a Educação Fiscal como tema transversal em toda a escola, a ponto de futuramente colocar a temática no Projeto Político Pedagógico (PPP). E para chegar a isso foi fundamental envolver a comunidade no processo. Por isso, iremos contar com a palestra do professor Daniel Marques no 8º Seminário de Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino, que será realizado no dia 12 de dezembro.”, concluiu Almeida.
Texto: Diego Lós – Ascom da Educação/Cabo
Foto: Arquivo

Prefeitura e Senac disponibilizam vagas para curso de garçom


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está oferecendo até esta quarta-feira (26/11), 23 vagas para a qualificação profissional de garçons. Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao Senac Paiva, que fica localizado na Avenida Beira Mar, Lote 1- A, Itapuama (ao lado do posto da Guarda Municipal).
Todos os candidatos precisam ter idade acima de 18 anos e ensino fundamental completo. No ato da inscrição será necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e declaração escolar.
O curso terá a carga horária de 250 horas, o que corresponde a dois meses de duração. As aulas vão ser realizadas no próprio Senac Paiva, a partir do dia 01 de janeiro do ano que vem, de segunda à sexta, no turno tarde, das 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3218-1646 ou 3421-4791.
Texto: Agostinho Santiago – repórter estagiário da Secom/Cabo

Cabo antecipa 13º e injeta mais de R$ 40 milhões na economia em um mês


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou, nesta terça-feira (25/11), que vai antecipar o pagamento do 13º salário dos seus servidores (exceto da Educação, que já receberam) para o dia 5 de dezembro. Pela programação financeira, o pagamento seria feito apenas no dia 12. O 13º dos professores e dos demais funcionários da educação já foi feito antecipadamente no dia 15 de outubro (homenagem pelo Dia do Professor).
Com o pagamento da folha referente ao 13º dos servidores da administração direta e indireta (CaboPrev e da faculdade Fachuca), serão injetados mais cerca de R$ 12 milhões, segundo informou o secretário de Gestão Pública do município, Lusivan Oliveira. No total, com o pagamento de novembro, de dezembro e do 13º feito aos cerca de 6,5 mil servidores em apenas um mês, a Prefeitura do Cabo injetará na economia local mais de R$ 40 milhões, incrementando, principalmente, o movimento no comércio.
O secretário disse que esta antecipação e o pagamento dos salários feitos rigorosamente em dia, só é possível graças ao regime de austeridade com que o prefeito Vado da Farmácia vem administrando o município. Lusivan ainda acrescentou que todo o esforço vem sendo feito no âmbito administrativo e por isso a gestão mantém as finanças equilibradas e os pagamentos feitos de maneira regular, como determina a legislação, sobretudo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Texto: Secom/ Cabo