sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre Roberto Bolaños, o Chaves



Roberto Bolaños e a filha (Foto: Reprodução/Twitter)Roberto Bolaños e a filha em novembro: última foto
Morreu o ator Roberto Bolaños aos 85 anos. Ele ficou mundialmente conhecido pelo personagem Chaves, na série de mesmo nome, e pelo personagem Chapolin Colorado. A informação foi dada pela rede de TV "Televisa".
Em novembro, uma das filhas de Bolaños, Paulina Gomez, postou o que seria a última foto do humorista. Na imagem, ele aparece usando um aparelho respiratório.
No dia 30 de abril, o jornal “Basta!” noticiou que seu estado de saúde era grave, embora o ator continuasse em casa com a família em Cancún, no México.
"O estado de saúde do senhor Roberto é grave, mas estável, asssim disseram seus médicos. Eles também já afirmaram para a família que não existem chances de recuperação e que temem o pior e que a família deve se preparar para isso", disse uma fonte do jornal.
No começo de novembro, Roberto Bolaños apareceu ao lado da filha, Paulina Gomez, em uma foto publicada por Paulina no Twitter. Na imagem, a família aparecia assistindo um jogo de futebol e Bolaños usava aparelho respiratório.
Bolanõs nasceu na Cidade do México. Filho de uma secretária e de um pintor, ele nunca chegou a se formar na Universidade e na década de 50 começou a trabalhar escrevendo roteiros para a TV. Em 1968 criou o programa “Los supergenios de la mesa cuadrada” em que contracenava com os atores Rámon Valdez (que viveu o Seu Madruga em “Chaves”), Rúben Aguirré (o professor Girafales) e Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha).Foi em 1971 que Bolaños criou Chaves, personagem que o consagraria mundialmente. O programa teve sete temporadas e fez muito sucesso no Brasil, onde ainda vai ao ar com reprises.
Com o fim do programa, o ator voltou a trabalhar como produtor e roteirista. Com a peça “11 y 12”, de sua autoria e com a participação de sua mulher, Florinda Mezza, ficou em cartaz no teatro durante oito anos. No cinema, foi produtor dos longas “La Ultima Llamada” e “La Primera Noche”. Ele também escreveu três livros: “O Diário de Chaves”, “...E também poemas” e sua biografia “Sem querer querendo: Memórias”. Além disso, são dele as histórias da animação baseada em “Chaves”.

Bolanõs deixa seis filhos do casamento com Graciela Fernández Pierre: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. Depois de 27 anos juntos, Bolaños e Florinda oficializaram a união em 2004. O ator não teve filhos com a atriz.
Fonte: Globo.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário