segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cerca de 7 mil crianças receberam a vacina contra paralisia nesse sábado

Crianças do Cabo de Santo Agostinho com menos de cinco anos receberam a dose da
vacina contra a poliomielite (paralisia infantil), nesse sábado (08/11). Diversos profissionais de saúde estiveram na ação, realizada em todos os postos de vacinação do município. Durante a vacinação, todas as crianças que estavam com alguma vacina atrasada puderam regularizar o cartão.
O Dia D, promovido pelo Ministério da Saúde em todo o país, marcou a abertura da campanha e foi realizado na Unidade de Saúde da comunidade do Maruim, no Distrito de Ponte dos Carvalhos.
vacinacaopolio-fotojoaobarbosa (2)De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Maria Eugênia Gama, cerca de 7 mil crianças foram vacinadas no último sábado. A expectativa é atingir a meta de 95% dos menores e vacina ainda é a única forma de prevenir a poliomielite. “Contamos com a participação dos pais ou responsáveis para que possamos vacinar todas as crianças do Cabo, pois sem a vacina a criança poderá ter sequelas permanentes (paralisia) ou até vir a óbito”, explicou ela.
vacinacaopolio-fotojoaobarbosa (4)O secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira, esteve presente e ressaltou a importância em manter erradicada a paralisia no País. “A gestão municipal vem fazendo sua parte, pois é nossa obrigação como gestor de cuidar da saúde dos cabenses e a Secretaria de Saúde está bastante empenhada nesta ação”, disse.
A campanha segue até o dia 28 deste mês, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de PSF. No próximo dia 22, será realizado mais um Dia D em todo o Estado para reforçar a prevenção da doença.
vacinacaopolio-fotojoaobarbosa (7)POLIOMIELITE – A doença é provocada por vírus e pode deixar sequelas e ocasionar até a morte. É transmitida através de contato direto de pessoa para pessoa, e a boca é a grande porta de entrada do vírus. A vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a poliomielite em todo o mundo.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário