segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Seminário sobre responsabilidade ambiental reuniu 40 mulheres


eventosema-fotojoaobarbosa2A importância de executar serviços de forma sustentável foi discutida em um seminário na semana passada com integrantes do Projeto Atelier de Massangana, do Cabo de Santo Agostinho. Cerca de 40 mulheres participaram da atividade, que aconteceu na última quinta-feira (05/11), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.
O seminário sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade foi uma iniciativa da Associação de Mulheres Guerreiras de Camaragibe, patrocinada pela Petrobras, e contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
eventosema-fotojoaobarbosa4Visando estimular a reutilização dos materiais utilizados na elaboração dos produtos e a consciência sobre os impactos resultantes do mau uso dos recursos naturais, o seminário trouxe para discussão temas como a separação e destinação do lixo, replantio de árvores, poluição e extração desenfreada dos minerais. Uma capacitação importante para as mulheres do Projeto Atelier, que atua na geração de renda por meio da confecção de artigos domésticos (cama, mesa e banho) para hotéis, pousadas e restaurantes da região.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Ana Cristina de Souza, a execução do programa permite, entre outros motivos, a mulher ser mais independente do homem e tomar suas próprias decisões. “O grande objetivo é gerar renda para melhorar a vida das mulheres. Sabemos que, com o projeto, as mulheres se tornam mais independentes e isso diminui também a violência doméstica”, disse.
eventosema-fotojoaobarbosa3Os secretários Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e André Moraes (Meio Ambiente) estiveram presentes no seminário explicando as áreas de atuação das referidas pastas. “Atuamos em duas vertentes gerais: da análise de projetos e fiscalização, até a educação e conscientização ambiental. A melhor maneira de resolvermos os principais problemas que afetam a população, como o lixo, por exemplo, é com a participação de todos envolvidos”, declarou André Moraes.
“A cada dia as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho. Isso é fruto dos esforços de vocês mesmo, e nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico queremos continuar auxiliando no que for possível”, destacou Severino Belo.
Texto: Otávio Alves – repórter estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário