quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cabo oferece serviço de saúde especializado para adolescente

Centro_Adolescente_MetreDie_01RandyAugustoOs adolescentes do Cabo de Santo Agostinho vêm contando com um atendimento público totalmente direcionado para a faixa etária dos 10 aos 19 anos. Com o objetivo de amenizar e orientar sobre as transformações físicas e psíquicas desse público, pacientes nesta fase podem procurar o serviço de hebiatria gratuito, que funciona no 1º andar do Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
O atendimento funciona nas terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. A marcação pode ser realizada no próprio Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, ou no Posto de Saúde da Família mais próximo. O adolescente passará por uma triagem para medir o índice de massa, podendo ser encaminhado para uma nutricionista, além de receber a caderneta de saúde do adolescente que tem diversas informações sobre mudanças do corpo, atualização de vacinas e sexualidade.
Segundo a enfermeira responsável, Scheila de Oliveira, cerca de 60 triagens são realizadas por semana. O Centro conta com mais de 500 adolescentes ativos. “Além da orientação, testes rápidos de HIV, Sífilis e gravidez são realizados aqui. Eles só precisam trazer o cartão do SUS e de vacina para fazermos a atualização”, explicou. “Nosso objetivo é atender todas as especialidades e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos cabenses. Isso é uma prioridade do prefeito Vado”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Marlon.
Centro_Adolescente_MetreDie_02RandyAugusto
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, esta é uma fase de grande transformação, uma vez que o adolescente, apesar de adoecer pouco, tem grandes dúvidas sobre o início da sexualidade, puberdade e mudança de voz e corpo. “O nosso município é um dos poucos contemplados com este serviço, onde não só os adolescentes, mas também os pais podem acompanhar seus filhos na consulta e definir qual a melhor forma de ajudá-los nesta transição”, enfatizou.
Para a hebiatra Ceres Machado, existe uma atenção maior para esta fase, onde as meninas começam a menstruar e os meninos entram na fase estirão (crescimento dos órgãos genitais, alteração de voz e surgimento de pelo no púbis e axilas), já passou da fase do pediatra e ainda não chegou ao médico de adultos. “Iremos fazer todo tipo de orientação, não só orgânica como também psíquica para ajudar da melhor forma possível”, disse.
Centro_Adolescente_MetreDie_03RandyAugusto
HEBIATRIA – É parte da medicina voltada à saúde dos adolescentes de uma forma global, cuidando das doenças típicas desta faixa etária, mas também dando suporte emocional e orientação aos jovens, levando em consideração as características próprias desta fase da vida, com todas as suas transformações, dúvidas e decisões. É um momento em que o adolescente se sente à vontade para colocar suas dúvidas e preocupações em relação a tantas mudanças desta fase.
Na consulta com o hebiatra surgem questões referentes a drogas, à sexualidade (o primeiro beijo, a primeira relação sexual), preocupações com o corpo, alimentação, exercícios físicos exagerados, etc. O hebiatra acompanha o desenvolvimento físico prevenindo ou tratando doenças e atua também discutindo questões relacionadas às esferas social e psicológica. Entre outros cuidados, ao contrário do que muitos imaginam, o programa de vacinação não é exclusivo da infância. Os adolescentes também precisam estar adequadamente imunizados.
SERVIÇO – O Centro Cultural Mestre Dié, fica localizado na Rua Luiz Pereira da Paz, no distrito de Ponte dos Carvalhos.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário